Entre em Contato
“Pé na estrada”: alunos do ICB-USP levam ciência ao Ensino Médio com visitas a escolas públicas de Agudos e Sorocaba

Para além dos muros da USP, alunos do ICB são multiplicadores da ciência desenvolvida no Instituto.


Equipe do #Adote no Instituto Federal de Sorocaba.

Nos dias 14 e 18 de junho, alunos de graduação e de pós-graduação do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) levaram a Microbiologia aos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual João Batista de Aquino, em Agudos (SP), e do Instituto Federal de Sorocaba. A ação integra o projeto #Adote, coordenado pela professora Rita Café Ferreira, do Departamento de Microbiologia do ICB.

 

Durante a estadia, os alunos realizaram diversas atividades, iniciando com a apresentação dos vídeos institucionais da USP e do ICB. Em seguida, as alunas de pós-graduação Lara Baroni, Nicole Gonçalves e Giovana Tarantini ministraram a aula prática “Bactéria do Bem”, nos laboratórios das escolas, cujo conteúdo versou sobre o uso das bactérias como probióticos, seu cultivo, sua coloração e o que são os esporos de resistência. 

 

Outra atividade que fez parte do programa foi a oficina conduzida pelos graduandos Bruna Rodrigues, Matheus Gallardo, Carolina Nastaro, Raphaela Machado e Rafaela Augusto, na qual os estudantes disputaram o jogo de tabuleiro “Respingo Letal”, desenvolvido no ICB, que explora conteúdos sobre a bactéria causadora da tuberculose (Mycobacterium tuberculosis). Além das atividades práticas, foi aplicado um questionário avaliativo sobre a importância da visita e dos conteúdos abordados. 

 

Para encerrar, houve um momento de descontração e interação, em que os estudantes do Ensino Médio puderam esclarecer dúvidas sobre a USP, seus cursos e as formas de ingresso. A iniciativa faz parte do Centro de Pesquisa CEPID B3/FAPESP e conta com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do ICB-USP.

 

Agradecemos às professoras Hicléia Pauletti, Luzia e Márcia San Juan, da E.E João Batista de Aquino, de Agudos; ao professor Ophelis Françoso Jr., da Pedagógica Editorial; ao estagiário João Pedro Pagani Martins, do curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Integradas de Bauru; e por fim à coordenadora Ana Paula Batocchio e ao professor Alexandre La Luna, do Instituto Federal Campus Sorocaba.

 

 

Texto produzido pela equipe do “Adote Uma Bactéria” e editado pelo NUCOM/ICB