Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo das alunas Bruna Rodrigues e Carolina Nataro e da professora Rita Café Ferreira, que trata de atividades educativas extensionistas do micromundo, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por elas, devido à sua qualidade informativa:
Desvendando um mundo invisível, destacando a importância do microscópio no aprendizado das ciências biológicas e físicas.
Para os alunos do ensino fundamental, o microscópio é mais do que um simples instrumento de observação; ele é a porta de entrada para o fascínio e a curiosidade científica.
No final de setembro, alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Ciência Biomédica (ICB/USP) promoveram eventos com atividades educativas extensionistas do micromundo, e em destaque o “o Dia do Microscópio”. Essas atividades foram realizadas para 750 alunos, sendo 300 da E.E. Profa. Clorinda Danti e 350 da E.E Profa. Wanny Salgado Lopes, ambas escolas da rede pública de ensino fundamental em São Paulo-SP.
O objetivo do evento foi incentivar e explorar a compreensão dos microrganismos, permitindo que os alunos observassem células, bactérias e outras estruturas microscópicas que, de outra forma, seriam abstratas e difíceis de compreender. A interação com o microscópio cativou alunos de todas as idades, especialmente de ensino fundamental, proporcionando um mergulho num universo de descobertas invisíveis a olho nu.
Conectar o aprendizado teórico com experiências práticas torna a ciência mais acessível, interessante e inspiradora. Esse evento foi uma excelente oportunidade para despertar nos alunos do ensino fundamental a paixão pela ciência e pela descoberta.
Ao celebrar este dia nas escolas, estamos não apenas homenageando um instrumento científico vital, mas também incentivando as futuras gerações a explorar, questionar e entender o mundo ao seu redor.
Com a curiosidade aguçada e as ferramentas certas, os alunos de hoje podem se tornar os cientistas inovadores do amanhã.
Atividade de extensão promovida pelos alunos de graduação do ICB: Bruna Rodrigues, Matheus Gallardo, Carolina Nastaro, Beatriz Rodrigues, Helena Corrêa, Thais e Gabriel Coelho.
Alunos de pós-graduação: Ana Paula Barbora, Bárbara, Camila Caldas, Camila Basques, Desyrré Ozaki, Fernanda, Giovanna, Lara, Nicole Picinin e Nicole Reis.
Coordenação: Professores Rita Café Ferreira, Jansen Oliveira e Mario Henrique do ICB/USP.
Professora Daniella da EE Clorinda Danti e Coordenadora Pedagógica Brigitte EE Wanny Salgado Lopes.
Fotos do setor de comunicação do ICB: Márcio Villar Martins e Marilene Guimarães.
Apoio do Centro de Pesquisa CEPID B3/FAPESP e da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do ICB/USP