Novos dirigentes do ICB-USP são eleitos

25/06/2021

A professora Patrícia Gama e o professor Carlos Pelleschi Taborda foram eleitos ontem, 24/06/2021, como diretora e vice-diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). A chapa recebeu 87 votos dos 95 participantes votantes. A Diretoria parabeniza e deseja sucesso aos novos dirigentes.

 

Patrícia Gama possui graduação em Ciências Biológicas pela USP (1991), onde também concluiu graduação em Licenciatura Curta e Plena em Biologia. Doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela USP (1997) e Pós-Doutorado pela New York University (2001). É Professora Titular do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB e atua na área de Biologia Celular e Tecidual, com enfoque nos mecanismos de controle, crescimento e desenvolvimento da mucosa gastrintestinal, e utiliza modelos de manipulação alimentar durante a primeira infância, especialmente aqueles que envolvem a amamentação. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Biologia de Sistemas e a Rede USP de Biotérios, além de ter atuado nas diretorias da Sociedade Brasileira de Biologia Celular e da Federação Internacional de Biologia Celular.

 

Carlos Pelleschi Taborda é graduado em Ciências Biomédicas (1988). Mestrado em Microbiologia e Imunologia (1992) e Doutorado em Ciências, com ênfase em Microbiologia e Imunologia, pela UNIFESP (1998). Pós-Doutorado em Imunologia das Infecções Fúngicas pela Yeshiva University of Albert Einstein College of Medicine (2002). É Professor Titular do ICB e chefe do Laboratório de Micologia Médica do Instituto de Medicina Tropical/Departamento de Dermatologia FMUSP. Tem experiência em Microbiologia e Imunologia, atuando principalmente no estudo de micoses sistêmicas e emergentes. Coordenador adjunto dos programas de mestrado e doutorado profissionais – área Ciências Biológicas III (CAPES) desde 09/2018 e vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação do ICB (07/2019 a 07/2021). Atuação junto a Sociedade Brasileira de Microbiologia, ocupando os cargos de secretário, tesoureiro e vice-presidente, e assumindo a presidência de 01/2016 a 12/2019.