Cietec e ICB-USP assinam Termo de Cooperação para fomentar a inovação na área de Ciências da Vida

Acordo entre as instituições foi apresentado na última reunião da Congregação do ICB-USP.


01/07/2021

O Centro de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Cietec) e o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) firmaram um Termo de Cooperação para fomentar a inovação na área de Ciências da Vida. O acordo entre as instituições tem a chancela da Agência USP de Inovação (AUSPIN), dedicada a promover o empreendedorismo e a inovação de base tecnológica na Universidade. A parceria foi apresentada por Thiago Velloso, CEO do Cietec, e pelo diretor do ICB-USP, Luís Carlos de Souza Ferreira, na última reunião da Congregação do ICB-USP, realizada na última quarta-feira (30/6).

 

“Eu fico realmente feliz em ver a importante contribuição do ICB para o avanço da ciência e do empreendedorismo científico no Brasil. O instituto é hoje o principal berçário de ideias que têm se convertido em empresas de sucesso no nosso país. Temos orgulho em auxiliar, ainda mais, o desenvolvimento desses empreendimentos aqui no Cietec”, afirmou Velloso.

 

O Termo de Cooperação tem como objetivo identificar projetos de inovação tecnológica com potencial de desenvolvimento por startups, incentivar o intercâmbio entre empreendedores, pesquisadores e laboratórios, além de criar condições para que empresas inovadoras oriundas do ICB-USP atuem em parceria científica e tecnológica com laboratórios e pesquisadores do Instituto.

 

“Com o acordo, as nossas instituições vão se unir para construir e dinamizar a base de empresas do ICB, com o objetivo de converter esse conhecimento em produtos e serviços de inovação para beneficiar a sociedade como um todo”, reforçou Ferreira.

 

Sobre o Cietec – O Cietec, Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas e empreendimentos inovadores de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, aumentado a competitividade, oferecendo inserção no ecossistema de inovação, capacitação técnica e de comercialização. Também aproxima o investimento-anjo, capital semente e venture capital, além dos recursos de fomento público. O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.