O programa incentivou turistas japoneses a visitar o museu; o MAH tem planos de expandir suas cooperações internacionais.
O Museu de Anatomia Humana Alfonso Bovero (MAH), localizado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), foi tema do programa de TV do Japão Crazy Journey, uma atração educativa no qual o fotógrafo Kenji Sato viaja ao redor do mundo mostrando lugares fascinantes e curiosos. Assista aqui o quadro com legendas em inglês. Incentivado pelo episódio, grupo de turistas japoneses realizou visita ao MAH no mês de janeiro.
Segundo a professora Silvia Lacchini, coordenadora e curadora do MAH, no Japão, não há museus de anatomia abertos ao público em geral, por isso Kenji Sato se interessou por conhecer o MAH e realizar as gravações para um episódio especial sobre o Brasil.
A ideia inicial era dedicar apenas cinco minutos do programa ao MAH, mas a visita ao acervo se revelou tão envolvente que resultou em um quadro de mais de 40 minutos. “Ele mencionou que não esperava ser tão positivamente impactado ao conhecer o museu e observar peças anatômicas, partes de corpos preservadas com uma qualidade e beleza surpreendentes. Ele ficou extasiado”, relata Lacchini, que guiou a equipe da TV japonesa durante o tour pelo museu.
Segundo ela, a previsão era que a gravação durasse meia hora, porém o interesse da equipe foi tão grande que eles acabaram dedicando toda manhã ao museu. A gravação ocorreu no dia 3 de outubro de 2024, e a reportagem foi ao ar em dezembro passado.
Repercussão – Após a exibição do programa, a repercussão foi imediata, despertando o interesse de japoneses pelo MAH. “Em janeiro, recebemos a visita de japoneses que nos contaram ter visto a reportagem na TV e decidido conhecer o museu”, fala a profa. Lacchini. Até o momento, o MAH recebeu a visita de dois japoneses, que estão organizando a vinda de um grande grupo de japoneses interessados em visitar São Paulo, incluindo o MAH.
“A curiosidade e o desejo por conhecimento aproximam as pessoas, independentemente da idade, formação ou origem”, afirma Lacchini. “Muitos visitantes chegam ao museu com ideias pré-concebidas, mas, ao verem as peças, suas percepções mudam. Eles se sentem à vontade para questionar e explorar o museu”.
Cooperações internacionais – Após a repercussão do programa e a visita dos turistas japoneses, o MAH planeja estreitar laços com o Consulado e a Embaixada do Japão para juntos promoverem o museu entre a comunidade japonesa.
O MAH também mantém parcerias com o Museo di Anatomia Umana Luigi Rolando – um museu de anatomia humana da Universidade de Turim (UniTO), na Itália. A instituição tem o objetivo de realizar ações conjuntas com o MAH e, futuramente, uma exposição no ICB. No ano passado, o MAH também recebeu a visita de uma comissão da Universidade de Turim.
Os dois museus são instituições irmãs, visto que o prof. Alfonso Bovero, que inspirou a fundação do MAH, foi aluno da Universidade de Turim e trabalhou no Instituto de Anatomia Humana Normal da UniTO, onde foi discípulo do prof. Carlo Giacomini, coordenador do instituto e do museu na época. Devido às atividades de Bovero na Itália, em 1913, ele foi convidado para assumir as Cátedras de Anatomia Descritiva e de Histologia na recém-criada Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, que posteriormente se tornou a Faculdade de Medicina da USP. Essa ligação histórica fortalece a cooperação entre as instituições e inspira futuras colaborações, como a exposição planejada no ICB.
Serviço:
O Museu de Anatomia Humana Alfonso Bovero está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 08h30 às 16h00, e conta com monitores no local para visitas guiadas. A entrada é gratuita. Além do acervo permanente, que tem peças anatômicas de vários sistemas do corpo humano, até 28 de fevereiro de 2025, os visitantes poderão conferir a exposição temporária “Outbreak: Epidemias em um Mundo Conectado”. Ela mostra como patógenos são transmitidos entre pessoas e animais domésticos e silvestres, por que alguns surtos se tornam epidemias e como a saúde humana, animal e do meio-ambiente estão conectados na “saúde única.”
O MAH fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 2415, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. Para mais informações sobre visitas, entre em contato pelo telefone (11) 3091-7360 ou por e-mail mah@icb.usp.br.
Ana Carolina Guerra | Acadêmica Agência de Comunicação e NUCOM-ICB