Prof. Luís Carlos de Souza Ferreira

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestre e Doutor na Área de Biofísica, pela UFRJ. Realizou estágios de pós-doutoramento no Instituto Max-Planck em Tuebingen, Alemanha; Centro de Desenvolvimento de Vacinas da Universidade de Maryland, EUA; Departamento de Microbiologia e Biologia Molecular da Universidade de Tufts, EUA e Departamento de Microbiologia Médica da Universidade de Gotemburgo, Suécia.

Entre os anos 2000-2005, foi Pesquisador Visitante no Instituto de Genética da Universidade de Bayreuth, Alemanha. Professor Adjunto no Departamento de Biofísica e Radiobiologia da Universidade Federal de Pernambuco (1983-1989) e no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989-2000).

Obteve o grau de Livre-Docente pelo ICB/USP e foi contratado Professor Titular no Departamento de Microbiologia do ICB/USP, em 2000. Responsável pelo Laboratório de Desenvolvimentos de Vacinas do Departamento de Microbiologia do ICB-USP foi Coordenador do Núcleo de Inovação em Biomedicina e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Vacinas da USP. Exerceu ainda a função de Vice-Diretor do ICB-USP.

Atualmente, é Diretor do ICB-USP, diretor pela USP da Plataforma Científica Pasteur-USP, membro do Conselho Diretor da incubadora de empresas da USP (CIETEC), Pesquisador 1-B do CNPq. Sua pesquisa está voltada às áreas de Microbiologia, Genética Molecular e de Microrganismos, Imunologia e Desenvolvimento de Vacinas, tendo projetos em parcerias com empresas e instituições públicas de pesquisa no Brasil e no exterior.

Publicou cerca de 180 artigos científicos em periódicos especializados e tem 9 pedidos de patente depositados no INPI e/ou PCT.

 

Gestão diretor: 2018-

Gestão vice-diretor: 2013-2017