Publicação, que concorreu na categoria “Ciência de Alimentos e Nutrição”, é um dos primeiros materiais didáticos do Brasil focados na imunologia do exercício.
O livro “Suplementação Nutricional: Exercício e Sistema Imunológico”, co-organizado pelo docente do Instituto de de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) José Cesar Rosa-Neto, foi finalista da 1ª edição do prêmio Jabuti Acadêmico, cuja cerimônia ocorreu no último dia 6 de agosto. A publicação disputou na categoria “Ciência de Alimentos e Nutrição” ao lado de quatro outros livros, incluindo o vencedor da noite “Brasil em 50 alimentos”, de Jorge Duarte. A premiação visa reconhecer livros com contribuições significativas nas áreas científicas, técnicas e profissionais.
Publicado em 2023 pela Editora dos Editores, o livro é composto de 20 capítulos — escritos por professores convidados e alunos de pós-graduação — que visam reunir conhecimentos sobre o estado-da-arte da imunologia do exercício, área de estudo que relaciona a prática de atividade física e o funcionamento do sistema imunológico. Além de Rosa-Neto, assinam a organização Antonio Herbert Lancha Júnior, Bárbara de Moura Mello Antunes, Fábio Santos Lira e Ronaldo Vagner Thomatieli dos Santos.
O docente do ICB explica que a ideia do livro surgiu de uma carência de material didático específico sobre o tema. “A imunologia do exercício é uma disciplina que poucas universidades oferecem. Eu e os professores Fábio Lira, da Unesp, e Ronaldo Thomatieli, da Unifesp, temos uma linha de pesquisa voltada para isso, e achamos importante que seja um assunto mais difundido a nível de graduação”.
O sedentarismo, cada vez mais comum e crescente no Brasil, traz ainda mais relevância ao tema. Dados de 2023 do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, mostraram que 59,6% da população adulta não pratica a quantidade de atividade física recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Malefícios desse sedentarismo incluem uma resposta imune menos eficaz a infecções virais e tumores, além de menor efetividade de vacinas. “É um tema que esteve em evidência com a pandemia de Covid, mas que vai além de doenças respiratórias. A resposta antitumoral de atletas de alta performance, por exemplo, aumenta em 50%”, lembra Rosa-Neto.
Outro assunto abordado no livro são os benefícios do exercício físico para a população idosa. O envelhecimento do sistema imunológico, chamado de imunossenescência, pode ser mitigado pela prática regular de exercícios. “Temos estudado muito a resposta imunológica de indivíduos com mais de 60 anos que praticaram exercício ao longo da vida, e vimos de que se aproxima muito a de alguém de 25 anos não treinado”, conta o docente.
Rosa-Neto lembra ainda que, apesar dos benefícios, quando praticado sem o devido preparo, o exercício físico em excesso pode causar prejuízos ao funcionamento do sistema imune. “Existiram casos de indivíduos que, ao finalizar maratonas, tinham uma imunidade similar a um indivíduo soropositivo com alta carga viral”. Isso vale principalmente para sessões de exercícios de mais de 60 minutos sem a devida suplementação.
Com esses temas em pauta, os organizadores buscaram trazer a imunologia do exercício para a prática do dia-a-dia, mostrando como a atividade física pode modular o sistema imune tanto positiva, quanto negativamente. O livro é essencialmente voltado para alunos de graduação ou que estão começando uma pós-graduação — nutricionistas, educadores físicos e médicos —, ainda que um atleta não formado, por exemplo, possa aproveitar parte do conteúdo. “Pelo fato de nós, organizadores, termos essa proximidade, conseguimos organizar os capítulos de forma que ficassem fluidos e se relacionassem entre si, e esperamos que o livro sirva de material de estudo para muitos profissionais daqui para frente”, conclui o docente.
Suplementação Nutricional: Exercício e Sistema Imunológico
Org.: Antonio Herbert Lancha Junior; Barbara de Moura Mello Antunes;
Fábio Santos Lira; José Cesar Rosa-Neto; e Ronaldo Vagner Thomatieli dos Santos.
Editora dos Editores, 2023. 352 páginas.
Felipe Parlato | Nucom/ICB