Prof. José Carneiro da Silva Filho

Graduou-se, em 1954,  em Medicina na Faculdade de Medicina do Recife – atual Universidade Federal de Pernambuco; exerceu papel de docente na mesma Universidade. Em 1956, iniciou sua trajetória em pesquisa no Laboratório de Fisiologia Celular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) no qual organizou um setor de radioautografia. A partir de 1957, realizou estágios nas Universidades de McGill, Canadá, da Virginia (EUA) e de Londres, Reino Unido.

Foi responsável pela comprovação da sintetização do colágeno do osso e da dentina através dos osteoblastos e dos odontoblastos, respectivamente. Sua importância dentro da Universidade de São Paulo lhe proporcionou a participação em diversas comissões, tais como: Assuntos Educacionais (CAE), Orçamento e Patrimônio (COP) e Legislação e Recursos (CLR). Destacou-se pelos dois mandatos como Diretor do ICB; exerceu ainda encargos de direção na Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP) e, na Unidade de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário (UEP-HU), onde promoveu uma fusão entre este e o próprio ICB. Dentre os inúmeros feitos memoráveis, o mais marcante foi à redação e publicação, juntamente com o Professor Luís Carlos Junqueira, do livro didático Histologia Básica. Esse livro foi considerado um dos cem livros de maior impacto mundial para o conhecimento, sendo o primeiro e único título brasileiro nesta lista, além de ter sido traduzido para mais de 15 línguas.

Antes de exercer o seu primeiro mandato como Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), fora vice-diretor, durante a Gestão do Diretor Reynaldo Schwinatt Furlanetto.

 

Gestões diretor: 1977-1981 e 1993-1997

Gestão vice-diretor: 1973-1977