Revista produzida por alunos de graduação do ICB traz discussões sobre aspectos diversos, de interesse dos estudantes, que vão além de questões acadêmicas. Premiação busca ouvir os leitores para orientar novas publicações.
10/12/2021
Capa da edição 4 do Jornal, publicada em junho
Para celebrar o primeiro ano de atividade do Jornal 51, o Centro Acadêmico Rosalind Franklin (CARF) dos estudantes de Graduação do ICB-USP promove a premiação “Jornal 51 Choice Awards 2021”, também com o intuito de avaliar a repercussão e a percepção dos leitores sobre a publicação. Pelo formulário disponível no Google Forms é possível eleger a melhor edição, capa, entrevista, entre outros aspectos, que incluem até a melhor indicação de álbum musical e de filme. As respostas ao questionário servirão como base para a nona e última edição da revista em 2021, que será divulgada na próxima semana.
“A próxima edição adotará o tema “Melhores do Ano” e mesclará a premiação com outros conteúdos que estamos produzindo. Com premiações como essa, queremos nos aproximar do nosso público-alvo, que são os alunos de graduação, a fim de tornar nosso conteúdo cada vez mais inclusivo”, destaca Anthony Gabry, diretor de Imprensa do CARF.
Jornal plural – O Jornal 51 é uma revista de periodicidade mensal, feita atualmente por doze estudantes de graduação do curso de Ciências Biomédicas de diversas turmas – desde a turma 6, que irá se formar esse ano, até a turma 10, a última a ingressar na Universidade.
O veículo foi criado por entusiastas da área de comunicação que sentiam a necessidade de criar um meio de interação entre os graduandos e proporcionar um ‘espaço de respiro’ entre os momentos de pressão e da carga de trabalho na graduação.
“Percebemos que a aura da graduação é um pouco pesada e os alunos estão muito focados só no curso, em notas, projetos etc, deixando outros aspectos da vida universitária em segundo plano”, aponta Gabriela da Guia Oliveira, também diretora de Imprensa.
“Então sugerimos a criação da publicação para dar luz a outros temas que são importantes para nós enquanto alunos USP e em nossas carreiras. Além de ser um meio onde todos podem se expressar e explorar sua criatividade”, complementa Gabry.
O Jornal 51 é também um espaço para levantar discussões que visam combater desigualdades e opressões. Isso pode ser constatado nos temas de algumas edições, a exemplo da edição 4, que aborda o mês do orgulho LGBTQIA+, ou a edição 7, que tem como pano de fundo a luta dos povos indígenas.
“Queremos aproveitar essa visibilidade para levantar bandeiras que muitas vezes não são erguidas no ICB, muito por conta das cargas intensas de trabalho. E trazer nossas perspectivas, enquanto jovens, sobre essas questões”, afirma Oliveira. “Nosso intuito é promover essas discussões de suma importância para todos, enquanto cidadãos. É por isso que cada edição tem um tema específico, que condiz com um assunto quente no momento”, reforça Gabry.
Aberto a todos – O Jornal 51 está sempre aceitando integrantes novos em sua equipe. O único requisito é ser aluno de graduação do ICB. “Se deu na telha hoje que quer entrar no Jornal, pode vir. Não tem problema”, diz a diretora. “E não tem essa de capacitismo. Ninguém vai julgar seu texto, a ideia é você ir lá para se expressar”, acrescenta Gabry.
Você pode conferir todas as edições do Jornal 51 no Google Drive.
Por Gabriel Martino | ICB-USP