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Jornada de Anatomia: uma viagem pelo corpo humano e pelo Brasil

Em sua 12ª edição, com o tema “Sistema Digestório”, o evento recebeu estudantes de graduação de estados como Acre, Bahia, Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Norte. Aulas teóricas, práticas e dissecções integraram a programação.


28/01/2020

 

A imersão nos sistemas e estruturas do corpo humano e a diversidade são os pilares da Jornada de Anatomia, promovida pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) desde 2009. A 12ª edição do evento ocorreu entre os dias 13 e 24 de janeiro, com o tema “Sistema Digestório”, e contou com cerca de 560 inscritos de todo o Brasil. Os 60 selecionados participaram de aulas teóricas, práticas e dissecções durante duas semanas de curso.

 

Organizada pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Biologia de Sistemas, com o apoio do Departamento de Anatomia, a Jornada de Anatomia é destinada a alunos de graduação e recém-formados da área da saúde e oferece conhecimentos mais aprofundados sobre esse campo, com um tema diferente a cada edição. Segundo a professora Patricia Castelucci, coordenadora científica da última jornada, a seleção é feita por sorteio, mas visando a diversidade. “No programa de sorteio, os alunos reservam 20% das vagas para cada região do país, para que todos tenham oportunidade de participar”, explica.

 

Todas as aulas e dissecções são ministradas pelos próprios alunos de pós-graduação do ICB – para esta edição, eles participaram de um treinamento coordenado pela professora Patricia Castelucci durante o segundo semestre de 2019. A docente acompanhou todas as aulas, que foram baseadas no conteúdo ministrado por ela para os alunos de Medicina da USP.

 

Foram abordados temas como “Introdução à Anatomia: Planos e Eixos”, “Embriologia do Sistema Digestório”, “Esôfago, Estômago e Intestino Delgado”, “Pâncreas e Baço”, “Vascularização das Vísceras do Sistema Digestório”, entre outros. A avaliação é feita no último dia do curso e consiste em uma prova teórica, uma prova prática e a apresentação das peças dissecadas. Durante o curso, os alunos também conhecem os laboratórios do departamento e suas linhas de pesquisa.

 

Vivências da jornada – Este ano, o evento recebeu estudantes de cursos como Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição e Fisioterapia, de diversos estados brasileiros. Para Wilkerson Silvestre dos Santos, de 18 anos, estudante de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais, a diversidade é um ponto forte da jornada. “Eu acho incrível o evento abrir oportunidade para todos, independentemente do lugar. A gente pode entender um pouquinho de cada estado brasileiro através dessa experiência e saímos daqui com muito conhecimento, especialmente na parte de dissecção”.

 

Segundo Patricia Castelucci, a dissecção é a “cereja do bolo” para todos os alunos que participam da jornada, uma vez que algumas universidades – especialmente os cursos mais novos de medicina – utilizam apenas peças sintéticas. É o caso das alunas Aline Oliveira de Araújo, 25, da Uninorte do Acre, e Milena Amaral Melo, 22, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que destacaram que a oportunidade de entrar em contato com cadáveres proporciona um conhecimento diferenciado.

 

Para Bruno Hernandez Araújo, 41, professor de Química e aluno do último ano de Medicina da UNIFAN, de Goiás, as teorias e as técnicas de dissecção ensinadas no curso são de grande importância para profissionais da área de saúde. “A jornada é uma experiência completamente diferente do que vemos nas universidades; foi além das minhas expectativas. Eu saio desse curso muito mais preparado para atuar”.

 

A estudante de Fisioterapia Larissa Vieira de Gois Maciel, 19, da Unicentro do Paraná, ressalta a especificidade do conteúdo das aulas. “Nós aprendemos coisas que, se você não seguir para uma área muito específica, nunca irá descobrir. É muito interessante ter essa oportunidade durante a graduação”.

 

Por: Aline Tavares
Acadêmica Agência de Comunicação