Entre em Contato
ICB-USP recepciona calouros e retoma aulas presenciais

Abertura do evento foi feita pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior e pela diretora do Instituto, a professora Patrícia Gama.


 

Na última segunda-feira (14/3), teve início a Semana de Recepção aos Calouros no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) para dar boas-vindas e aclimatar os 40 novos alunos em Ciências Biomédicas e os dez em Ciências Fundamentais da Saúde.  O evento contou também com a participação de alunos que ingressaram nos dois anos anteriores, mas que não tiveram a oportunidade de cursar as aulas presenciais por causa da pandemia da Covid-19. A cerimônia foi realizada no auditório Prof. Luiz Rachid Trabulsi, no ICB-III, e aberta pelo reitor da USP Carlos Gilberto Carlotti Junior em uma transmissão ao vivo, pelo Youtube, destinada a todos os calouros da USP. Na sequência, foram realizadas diversas palestras, entre elas a da diretora do Instituto, a professora Patrícia Gama.

 

“Vocês estão entrando na Universidade melhor ranqueada da América Latina, com muitas oportunidades. Aproveitem todas elas. Não se limitem às atividades curriculares obrigatórias”, destacou Carlotti, cuja fala foi reforçada pela diretora do ICB. Patrícia Gama lembrou que os alunos devem aproveitar a conquista e o momento de retomada presencial. “Aproveitem ao máximo a chance de aprender junto com a pesquisa. Vocês têm a chance de frequentar os laboratórios e viver tudo que o Instituto oferece. É o que a gente chama de experiência acadêmica.”

 

Ensino, pesquisa e extensão – Nas palestras, os calouros tiveram a oportunidade de receber informações mais aprofundadas sobre o Instituto, seus cursos e o papel do ensino superior público que é alicerçado no tripé ‘ensino, pesquisa e extensão’. “A USP é o que é porque não separa este tripé. Vocês irão perceber que vão passar de um item para outro naturalmente. E terão uma carga horária grande de aulas em laboratório, sendo orientados por professores com uma vasta obra em suas linhas de pesquisa que, além de ensinarem os conceitos básicos de suas disciplinas, trazem as principais atualizações sobre os temas. Esse é o diferencial”, destacou a professora Luciana Venturini Rossoni, presidente da Comissão de Graduação e coordenadora do curso de Ciências Biomédicas. 

 

Para explicar sobre o funcionamento da pesquisa científica – uma das áreas nas quais o Instituto se notabiliza –, a convidada foi a professora Marimelia Porcionatto, do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).  Ela orientou os novos alunos sobre a forma de ingresso na pesquisa, dando dicas sobre como encontrar orientadores, as competências necessárias para ser um pesquisador, iniciação científica e pós-graduação, meios de fomento à pesquisa etc. “Temos que lembrar sempre que nossas pesquisas são, na maioria dos casos, financiadas por dinheiro público. Então precisamos ter muita responsabilidade e compromisso com a sociedade para devolver o investimento que foi feito”, destacou. 

 

Até sexta-feira (19/3), os calouros participarão de uma série de atividades para se adaptarem mais rapidamente e aproveitarem todas as oportunidades que terão no ICB. Confira a programação aqui. Para Enzo Costa Zonta, calouro de Ciências Fundamentais para a Saúde, participar da Semana está sendo uma experiência valiosa. “Minhas expectativas são altas para essa semana. O primeiro dia foi muito produtivo. Pude solucionar boa parte das minhas dúvidas e tirar a ansiedade que estava sentindo.”

 

Nesta semana, a USP também retomou as aulas presenciais. Por isso, as orientações de prevenção à Covid-19 foram enfatizadas constantemente no evento do ICB. “É obrigação dos alunos não só seguir as normas como garantir que elas sejam seguidas pelos colegas. Agora vocês vão ter uma função importantíssima para a sociedade, que é ensinar a se portar da forma correta no final de pandemia. Nós, enquanto promotores de saúde, somos responsáveis por acabar com ela”, disse Rossoni.  

 

Por Gabriel Martino | Agência Acadêmica de Comunicação