Instituto participou de iniciativa que visa estimular alunos de escolas da rede estadual de São Paulo a buscarem uma vaga na Universidade
O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) participou da iniciativa “De volta à escola: Eu na USP”, que visa estimular alunos de escolas da rede estadual de São Paulo a buscarem uma vaga na Universidade. Organizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e integrado ao programa “USP e as Profissões”, o projeto tem como objetivo promover a troca de experiências entre calouros da USP e estudantes do Ensino Médio, reforçando o compromisso da universidade com a inclusão e o acesso ao ensino superior público e de qualidade.
Nessa primeira edição do projeto, foram mobilizados calouros da USP provenientes de escolas públicas paulistas, que retornaram aos seus antigos colégios para compartilhar suas trajetórias com a expectativa de motivar os estudantes. Ao todo, 500 escolas em 145 municípios receberam a visita de quase 900 alunos que ingressaram na USP em 2024, representando diversas áreas e unidades.
A ação conta com a participação de quatro estudantes do ICB-USP que foram orientados pelas professora Carla Carvalho e a servidora Monica Chamorro, representantes da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do ICB. As alunas Yallis Aya Honda, Leticia dos Santos Cavalcante e Nathaly Andreia Gabriel da Rocha visitaram as instituições onde concluíram o Ensino Médio: Etec Parque da Juventude, EE Lydia Kitz Moreira e EE Milton Martins Poitena.
Apesar do estudante Guilherme Duarte Manfredi não ter visitado a escola onde concluiu o ensino médio, ele irá compartilhar suas experiências com os alunos de Ensino Médio em uma roda de conversa. O colégio agradeceu a disponibilidade da visita, porém, declinou à oferta por terem recebido anteriormente outro discente do mesmo programa da PRCEU.
Guilherme irá participar de uma roda de conversa com estudantes provenientes da Diretoria de Ensino de Guaianases, durante a visita que os alunos farão ao ICB em 31 de outubro.
Durante as visitas, as alunas compartilharam informações sobre as oportunidades oferecidas pela USP, como programas de apoio à permanência estudantil, bolsas e alojamentos, além de detalhes sobre as diferentes formas de ingresso na Universidade. As conversas destacaram a importância de exames como o Fuvest, o ENEM e o Provão Paulista, reforçando que esses são caminhos possíveis para os estudantes realizarem o sonho de ingressar na USP.
Iniciativas de apoio à permanência e inclusão na Universidade
Além de incentivar a preparação para os vestibulares, foram apresentados aos alunos diversos serviços e atividades oferecidos pela USP, como museus, bandejão, centros esportivos e programas culturais. A ação também evidenciou para os alunos a relevância do sistema de cotas e de programas que garantem o apoio financeiro e estrutural para estudantes de baixa renda.
A iniciativa “De volta à escola: Eu na USP” exemplifica o esforço da USP, em especial do ICB-USP, em se conectar com a comunidade e promover o acesso ao ensino superior. Para além das visitas realizadas em 2024, a CCEx do ICB, com apoio da Diretoria e dos demais membros da comunidade do Instituto, planeja continuar estimulando esse tipo de aproximação entre universitários e escolas públicas, reforçando a importância da inclusão educacional.
A feira “USP e as Profissões” de 2024 também contou com uma série de vídeos divulgando os cursos ofertados pela Universidade. Os alunos da disciplina optativa “Estratégia para Divulgação e Acolhimento da Carreira Biomédica” compartilharam detalhes sobre a graduação e o ICB-USP.
Nos vídeos, os estudantes contam sobre a história do curso de Ciências Biomédicas do ICB, as disciplinas ofertadas, as aulas práticas nos laboratórios, as especializações disponíveis no instituto e as formas de ingresso na graduação. Além de temas relacionados ao curso, também abordam como é se mudar para São Paulo, as facilidades disponibilizadas pela USP e as atividades de integração na Universidade.
Além desses conteúdos, a CCEx do ICB organizou um vídeo, com a presença da profa. Simone Motta, prof. Carlos Menck e prof. Luiz Roberto Britto, contextualizando a criação do curso no ICB e o seu diferencial.
Yallis foi uma das universitárias que compartilhou suas experiências nos vídeos. Ela junto com sua colega Hellen explicaram sobre a grade curricular do curso de Ciências Biomédicas, a rotina acadêmica dos alunos e as matérias estudadas na graduação.
Assista o vídeo de Yallis e Hellen:
Confira na playlist os vídeos produzidos pelos alunos do ICB-USP: https://www.youtube.com/playlist?list=PLG3wtGIAytljkTlQhmWmWsBmlCdfhXMSv
Ana Carolina Guerra | Acadêmica Agência de Comunicação e NUCOM-ICB