Entre 22 e 24 de agosto, o estande do instituto atendeu cerca de 5 mil jovens, que também marcaram presença na exposição do Museu de Anatomia Humana e no show da banda de rock do ICB.
27/08/2019
Discussões sobre a rotina do curso de Ciências Biomédicas e pesquisas científicas em evidência, exposição de peças anatômicas e experimentos marcaram a presença do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) na 13ª Feira USP e as Profissões, em São Paulo. Realizado entre 22 e 24 de agosto no Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CienTec), o evento teve a participação de graduandos, pós-graduandos, docentes e funcionários, que apresentaram o curso aos alunos do ensino médio e solucionaram suas principais dúvidas.
O estande do instituto recebeu cerca de 5 mil pessoas e os monitores abordavam temas como parasitologia, genética e divulgação científica. Enquanto alguns alunos de pós-graduação ficavam atrás do balcão e demonstravam um experimento de extração de DNA do morango, outros permaneciam em frente ao estande respondendo perguntas sobre o curso. Alunos que criaram o programa “Cientistas na Rua”, que organiza eventos de divulgação científica em locais públicos da cidade, também estavam presentes.
“Primeiro, nós contamos sobre a grade curricular e depois explicamos a rotina de um biomédico e as possibilidades de emprego. A maioria dos visitantes está no segundo ou terceiro ano do ensino médio e tem muitas dúvidas sobre a área e um grande interesse em entender o que um cientista faz dentro do laboratório”, diz Cecília Magalhães, aluna de doutorado do ICB-USP.
As estudantes Aline e Yasmin, de 17 anos, têm interesse pela área de genética e ficaram curiosas para ver o DNA do morango. “É a primeira vez que vejo um experimento científico. Quero muito trabalhar em laboratório”, destaca Yasmin. Já Julia, 17, gosta da possibilidade de pesquisar tratamentos para doenças. “Eu sempre quis descobrir curas e ajudar as pessoas, e acho que o curso [de biomedicina] se encaixa muito nisso”.
Novo espaço – Pela primeira vez, o Instituto também trouxe para a feira um estande do Museu de Anatomia Humana Alfonso Bovero, com a exposição “Futebol: um bate-bola com a anatomia”. A mostra foi composta por peças anatômicas relacionadas às lesões mais comuns dos jogadores desse esporte. Ao final da visita, os jovens escreviam as suas opiniões em um mural. “Ficamos impressionados com o interesse dos alunos por anatomia e com a quantidade de mensagens positivas que foram deixadas”, conta Nilson Souza, funcionário do Museu.
No sábado, último dia do evento, o ICB-USP fez uma surpresa aos visitantes: a banda de rock formada por alunos, professores e funcionários do Instituto se apresentou no final da tarde e tocou covers de Pink Floyd, Amy Winehouse, Pitty, Ramones, entre outros.
Aline Tavares | Acadêmica Agência de Comunicação