Entre em Contato
ICB-USP encerra 1ª edição do Curso de Especialização em Anatomia Funcional

Iniciativa ofereceu 360 horas de aulas de anatomia humana e comparada e ajudou alunos a garantirem estágios em laboratórios para ingresso em mestrado e doutorado na USP.


12/11/2021

Criado por kjpargeter – br.freepik.com

No final do mês de outubro, se encerrou a primeira edição do Curso de Especialização em Anatomia Funcional: Humana e Comparada do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Ao longo de um ano de aulas online em virtude da pandemia, a iniciativa ofereceu a 73 alunos 360 horas de aulas com docentes do ICB, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP (FMVZ-USP) e sete professores colaboradores de universidades brasileiras estaduais, federais e privadas, e da Universidad Nacional de La Plata, situada em Buenos Aires, na Argentina. O curso foi coordenado pela professora Patrícia Castelucci, do Departamento de Anatomia do ICB, e pelo professor Antônio Chaves de Assis Neto, da FMVZ-USP, como vice-coordenador.

 

A formação visou fomentar o espírito crítico de pesquisa na anatomia e capacitar os alunos para o desenvolvimento de métodos de ensino, proporcionando uma revisão e atualização dos conceitos fundamentais da anatomia. Dos 73 estudantes que ingressaram, 44 agora estão terminando seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) para a Defesa. Esses alunos são oriundos das mais diversas áreas de biológicas, incluindo graduação em enfermagem, odontologia, estética, educação física, medicina veterinária, fisioterapia, biologia, biomedicina, entre outros.

 

Antes mesmo de receberem o certificado, os graduandos já têm colhido os frutos de seus estudos. “Muitos dos alunos já conseguiram estágios em laboratórios para ingresso no Mestrado e Doutorado na USP, outros também foram contratados em outras instituições”, destaca Castelucci.

 

O programa do curso incluiu disciplinas como História da Anatomia, Anatomia Geral, Anatomia do Desenvolvimento, Técnicas Anatômicas (Osteotécnicas, Fixação, Preservação e Embalsamamento, Angiotécnicas, Esplancnotécnicas, Neurotécnicas etc.), Imagem, Sistema Locomotor, Digestório, Cardiorrespiratório, Neuroendócrino, Geniturinário e Pele e Anexos. “Nosso diferencial foi oferecer tanto aulas de anatomia humana como de anatomia comparada”, afirma a coordenadora.

 

Ao adotar o modelo de Ensino Remoto, o curso de especialização também atraiu estudantes da Bahia, do Paraná e de Goiás. Em função da pandemia, as aulas práticas foram impossibilitadas, mas serão repostas presencialmente em breve.

 

Por Gabriel Martino | ICB-USP