Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo das professoras Carla Carvalho e Raif Muza Aziz, que trata sobre a participação do ICB-USP em seminários da PRCEU, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por elas, devido à sua qualidade informativa:
Atividades Extensionistas Curricularizadas (AEX) desenvolvidas pelo ICB-USP foram reconhecidas durante seminário nas categorias “Melhores Práticas” e “Cases de Sucesso”.
Entre 16 e 17 de junho de 2025, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (PRCEU-USP) promoveu dois seminários dedicados à discussão da curricularização da extensão. Durante o evento, quatro Atividades Extensionistas Curricularizadas (AEX) desenvolvidas pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) foram reconhecidas com premiações e menção honrosa nas categorias “Melhores Práticas” e “Cases de Sucesso”.
No dia 16, ocorreu o terceiro encontro conjunto entre a USP, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com foco na ampliação da articulação entre essas instituições públicas de ensino e na definição de métricas comuns para a área. Já no dia 17, o seminário voltado à comunidade USP foi realizado no auditório Istvan Jancsó, localizado no Espaço Brasiliana, no campus Butantã.
Lançamento de livro institucional – Durante o evento, foi lançado o livro Cultura e Extensão na USP: Reflexões e Impactos, organizado pela Pró-Reitora Profa. Marli Quadros Leite. A obra apresenta uma síntese histórica das ações de cultura e extensão na USP. Além disso, a obra discute os marcos regulatórios que tornaram obrigatória a inserção da extensão no currículo das instituições de ensino superior, conforme as normativas CNE/CES nº 7/2018 (nacional) e CEE 216/2023 (estadual).
Na USP, essa exigência foi regulamentada pela Resolução nº 8711/2024, aprovada pelos Conselhos de Cultura e Extensão (CoCEx) e de Graduação (CoG). A atual gestão da PRCEU tem enfatizado o aprofundamento conceitual da cultura e da extensão universitária como instrumentos estratégicos para responder a demandas sociais e promover impactos acadêmicos e públicos.
Curricularização na USP: panorama e destaque do ICB – Segundo dados apresentados no seminário e no livro, dos 261 cursos de graduação da USP, apenas 17 adotaram exclusivamente o modelo de AEX, em consonância com os princípios da Resolução nº 8711/2024. O ICB respondeu de forma rápida e alinhada a esses princípios. Ao todo, o Instituto cadastrou e aprovou 29 AEX, que totalizam cerca de 900 horas e 600 vagas. Dentre as 29 AEX, 14 já foram realizadas, com seus relatórios concluídos e os créditos atribuídos automaticamente via Apolo/Júpiter. A diversidade das atividades oferece oportunidades compatíveis com os interesses e habilidades dos estudantes.
Reconhecimentos institucionais ao ICB – Durante o seminário de 17 de junho, quatro AEX do ICB foram reconhecidas como “Melhores Práticas”, sendo duas delas também destacadas como “Cases de Sucesso”. A PRCEU premiou as boas práticas em quatro grandes áreas do conhecimento, com classificação por colocação. Confira abaixo as AEX do ICB que foram premiadas:
Quadrilátero Biológicas
2º lugar – Melhor Prática. “Aprender Ensinando na Exposição ‘Outbreak! Epidemia em um mundo conectado’”, do Departamento de Imunologia. Coordenação: Profa. Dra. Maristela M. de Camargo; Vice-coordenação: Profa. Dra. Rita de Cássia Café Ferreira, com apoio do MAH Alfonso Bovero.
3º lugar – Melhor Prática. “Metabolismo e Obesidade: uma abordagem fisiológica para hábitos saudáveis”, do Departamento de Fisiologia e Biofísica. Coordenação: Profa. Dra. Carla R. O. Carvalho; Vice-coordenação: Profa. Dra. Raif Muza Aziz; colaboração da Dra. Renata L. A. Furlan (Depto. de Microbiologia), coordenadora do Projeto Biocientista Mirim.
Menção Honrosa – Melhor Prática. “Fisiologia na Escola: Por que os rins concentram ou diluem a urina?” – Coordenação: Profa. Dra. Raif Muza Aziz (Fisiologia e Biofísica).
Quadrilátero Saúde
2º lugar – Melhor Prática. “Adote uma Bactéria, Vírus ou Fungo nas Mídias Sociais”, do Departamento de Microbiologia. Coordenação: Profa. Dra. Rita de Cássia Café Ferreira. Participações: Prof. Jansen de Araújo, Profa. Kelly Ishida, Prof. José G. Cabrera Gomez, Prof. Mário H. de Barros, Prof. Robson F. de Souza e Dra. Ana C. R. Moreno (pesquisadora colaboradora).
Encerramento da gestão na CCEx-ICB: balanço e recomendações – Com o encerramento da atual gestão da presidência da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do ICB-USP previsto para 20 de julho, registra-se com satisfação o trabalho coletivo desenvolvido, o engajamento dos docentes e a adesão dos estudantes ao processo de curricularização da extensão.
A atual presidente da CCEx Profa. Carla Carvalho compartilhou algumas recomendações para continuidade e aprimoramento das ações extensionistas no ICB-USP: