Documento elenca dados relativos à gestão, finanças, pesquisa, ensino e divulgação científica. No período, o Instituto publicou aproximadamente 500 artigos científicos.
Como forma de prestar contas à sociedade, o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) divulgou nesta semana o seu Anuário Estatístico referente a 2021. O documento traz em números todos os dados do ano nas atividades relativas à gestão e finanças; produção científica e inovação; ensino; cultura e extensão e internacionalização.
Com mais de 100 páginas de gráficos e tabelas, o anuário considera todas as categorias: estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos, terceirizados. E todos seus conjuntos em departamentos, setores, centrais e programas de pós-graduação.
Entre os destaques do material, vale ressaltar o impacto gerado nos laboratórios do Instituto. Apenas em um ano, o ICB-USP publicou 497 artigos, sendo 480 deles em revistas internacionais e obteve 2.832 citações na soma das plataformas Scopus e Web of Science.
Também foram feitas ações em prol da difusão desse conhecimento com a realização de 22 cursos de especialização, atualização ou difusão e 153 entrevistas para a imprensa. Na comunicação com a sociedade, as pesquisas e outras iniciativas do ICB resultaram na publicação de 1.097 matérias jornalísticas.
As ações de pesquisa do ICB também são potencializadas por diversas iniciativas de cultura e extensão. Em 2021, a Comissão de Cultura e Extensão do Instituto manteve 12 programas para a divulgação científica em escolas e outras universidades, e 17 bolsas do Programa Unificado de Bolsas (PUB) utilizadas para a produção de cartilhas, exposições, vídeos etc.