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ICB na escola: uma viagem divertida pelo mundo dos fungos

Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo da Tatiana Alves dos Reis e da profa. Kelly Ishida, que trata sobre atividade de extensão realizada com alunos do Ensino Fundamental, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por elas, devido à sua qualidade informativa:


Ações educativas unem arte e ciência para apresentar a micologia a alunos do sexto ano.

 

Na última semana, membros do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) participaram de uma atividade educativa especial com três turmas do sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Espiridião Rosas. A ação foi promovida pela Atividade de Extensão (AEX ICB 00018.01). A proposta buscou aproximar o universo da micologia ao cotidiano dos estudantes, por meio de ações criativas e didáticas.

 

A programação começou com uma peça de teatro interativa escrita e encenada pelos alunos de graduação e de pós-graduação em Microbiologia, que abordou de forma lúdica como os fungos estão presentes em nosso dia a dia. A apresentação destacou o papel dos fungos como agentes de deterioração e causadores de doenças, mas também como aliados da ciência e da saúde – como é o caso da penicilina.

 

 

Em seguida, foi ministrada uma aula teórica dinâmica que aprofundou o tema, aliando linguagem acessível e conteúdo técnico. O formato cativante contribuiu para manter o interesse dos alunos, que participaram ativamente. 

 

 

A terceira etapa da atividade contou com o apoio dos professores de Artes e Biologia da escola e consistiu em uma oficina prática, na qual os estudantes puderam explorar o mundo dos fungos de maneira científica e divertida. 

Durante a oficina, os estudantes observaram placas de Petri contendo fungos ambientais de diversas fontes, realizaram experimentos de fermentação com leveduras e acompanharam técnicas de isolamento de fungos a partir de diferentes materiais. Outra prática realizada foi a cultura das mãos antes e depois da lavagem ou da desinfecção com etanol 70%. 

 

Após a ação, os estudantes deram continuidade à atividade observando o crescimento dos microrganismos com o professor de Ciências, João Vieira, assim promovendo o aprendizado contínuo.

 

 

Por meio de desenhos, os alunos também demonstraram seu conhecimento sobre o Reino Fungi. Como estímulo à criatividade, a professora de artes, Marina Emiko Otsubo, anunciou que os alunos que produzirem desenhos sobre a atividade receberão nota extra, sendo os mais caprichados especialmente valorizados.

 

 

A experiência foi muito valiosa tanto para os alunos quanto para os organizadores. O entusiasmo e o envolvimento da equipe também foram destaque, como relataram Leticia Serafim, Andriéli Bácega, Vitória Velloso Fassina, Rafaela Araújo Ribeiro Guedes, Rónison Ricardo e Tatiana Reis: “Adoramos!”. “A experiência foi extremamente inspiradora!”, comentou a professora Kelly Ishida, uma das organizadoras da ação.

 

A atividade reforça o compromisso do ICB com a educação, a extensão universitária e a divulgação científica, promovendo o diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação de novas gerações.

 


Estudantes de graduação participantes: Rafaela Araújo Ribeiro Guedes (Farmácia, FCF/USP), Rónison Ricardo (Física, IF/USP) e Vitória Velloso Fassina (Farmácia, FCF/USP);

Estudantes de pós-graduação participantes: Andriéli Bacega e Leticia Serafim da Costa;

Funcionária participante: Tatiana Alves dos Reis;

Professores responsáveis pela AEX/ICB/USP: Rita C Café Ferreira, Jansen Araujo, Mario Henrique, Kelly Ishida, José Gregório e Robson de Souza;

Organização da atividade: Profa. Kelly Ishida (ICB/USP, São Paulo) e Prof. João Luís de Abreu Vieira (EMEF Marechal Espiridião Rosas, São Paulo).