ICB assina convênio com o Instituto de Biofísica da UFRJ

A parceria busca o estímulo de atividades de ensino, pesquisa e extensão entre as duas maiores universidades do Brasil

Nesta sexta-feira (20/12), foi firmado um Acordo de Cooperação Acadêmica entre o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF-UFRJ). O acordo busca aproximar ainda mais as instituições, fomentando o intercâmbio do ensino e da pesquisa entre as universidades. 

O documento estabelece o intercâmbio de docentes, pesquisadores, membros da equipe técnica-administrativa e estudantes, elaboração conjunta de projetos de pesquisa e de eventos científicos e culturais, além de disciplinas e cursos compartilhados. 

O diretor do ICB, professor Luís Carlos de Souza Ferreira, é ex-aluno e ex-professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas, e apontou que a assinatura do documento de convênio é só o primeiro passo da nova parceria, que já inicia seus trabalhos ano que vem. “O que eu vejo como maior expectativa e com otimismo é a implantação de uma série de programas de parceria na parte de pesquisa, ensino, cultura e inovação”.

Esse é o primeiro acordo firmado na área biomédica entre as duas universidades. Em sua fala, o diretor do IBCCF, professor Bruno Lourenço Diaz, ressaltou a importância de se firmar convênios entre universidades brasileiras para alavancar o ensino e a pesquisa dentro do país. “Nós temos um estímulo muito grande de internacionalização, mas não podemos ficar limitados a isso. Precisamos ter essa comunicação dentro do Brasil também”. 

O evento, realizado na Reitoria da Universidade de São Paulo, também contou a presença do Reitor da USP, Vahan Agopyan, e da Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Pires de Carvalho.