Entre em Contato
Giuseppe Palmisano, docente do ICB, é condecorado com a medalha Amigo da Marinha

Professor foi homenageado após estudo que analisa possíveis causas e fatores de risco para rabdomiólise, doença originada do excesso de esforço físico, comum no ambiente militar.


12/11/2021

Em homenagem aos seus serviços prestados em prol da Marinha do Brasil, o professor Giuseppe Palmisano, coordenador do Laboratório de Glicoproteômica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), recebeu a medalha Amigo da Marinha. A condecoração ocorreu no dia 4 de novembro e se deu em função de seu projeto de pesquisa, realizado em parceria com a Marinha, que estuda possíveis causas e fatores de risco para rabdomiólise no ambiente militar. Trata-se de uma revisão que discute a fisiopatologia da doença, seus possíveis diagnósticos e suas principais complicações.

 

A rabdomiólise é um quadro originado do esforço físico extremamente intenso ou desenvolvido em condições climáticas adversas, portanto é uma realidade no cotidiano militar. Trata-se de uma síndrome decorrente da necrose das células musculares, com sintomas variáveis, como dor muscular, fraqueza e aumento do plasma de enzimas musculares. Em casos mais graves, a condição pode evoluir para uma insuficiência renal aguda, incapacidade permanente ou óbito.

 

Entre os temas destacados na revisão, foi observado que os sintomas são inconstantes, o que dificulta o diagnóstico precoce. Há diversos fatores de risco para a doença, como o uso de drogas ilícitas, medicamentos (prescritos ou não) e álcool, além de toxinas, infecções, traumas, esforço físico, miopatias, síndrome maligna dos neurolépticos e convulsões. A alta incidência da doença em militares chama atenção para a necessidade de estratégias de treinamento e ações em saúde para esse grupo.

 

Palmisano possui expertise em proteômica para diagnóstico de doenças, dedicando-se à descoberta de potenciais biomarcadores que possam ser aplicados no diagnostico preditivo de diferentes condições. Durante a pandemia, o cientista foi responsável por desenvolver uma metodologia capaz de prever possíveis complicações em pacientes diagnosticados com Covid-19 por meio de exames de sangue. O método avalia um conjunto de proteínas no plasma sanguíneo que desvenda um padrão classificado como alto risco.

 

Sobre o título – Em 6 de novembro, data de nascimento do Almirante de Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, fundador da Sociedade de Amigos da Marinha (SOAMAR), é celebrado o Dia Nacional do Amigo da Marinha. Na data, a Marinha do Brasil presta homenagem aos voluntários que auxiliam a cultivar e divulgar os valores e ações da Instituição, fomentando a relevância da Força Naval, sua história de contribuição ao País, suas potencialidades e o comprometimento com o desenvolvimento nacional.

 

A Medalha Amigo da Marinha foi criada em 1966 para agraciar personalidades civis sem vínculo funcional com a Marinha, militares de outras Forças, assim como instituições que se destacaram no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, o relacionamento com a Marinha e a defesa de seus interesses.