Com grade customizável, o curso tem ingresso exclusivo por transferência interna.
Estão abertas, até 11 de novembro, as inscrições para o curso de graduação “Ciências Fundamentais para a Saúde” do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). O ingresso ocorre por transferência interna, e podem se inscrever alunos de qualquer área de graduação da Universidade.
Com duração de oito semestres, o curso é voltado para estudantes que desejam seguir carreira científica na área da saúde humana. Sua grade é customizável, ou seja, o aluno escolhe a ordem das disciplinas conforme o interesse e o direcionamento de seus estudos. Além de disciplinas obrigatórias da graduação, como imunologia, microbiologia, fisiologia, bioquímica, física, computação e estatística, podem ser cursadas outras da pós-graduação, e a iniciação científica pode ser feita desde o começo.
Esse conteúdo prático e diversificado permite aos alunos uma experiência ampla dentro das Ciências da Saúde, trazendo, desde o primeiro semestre, a oportunidade de adquirir experiências em laboratórios de pesquisa e seminários científicos. “Toda essa experiência prática e a diversidade das disciplinas oferecidas facilita a vida do aluno no futuro, na hora encontrar linhas de pesquisa e desenvolver sua pós-graduação”, explica a professora Marilene Lopes, coordenadora do curso.
Ainda segundo a professora, o curso pode servir como aperfeiçoamento diferencial à formação do aluno, já que há a opção dele trancar seu curso inicial, se formar em Ciências Fundamentais para a Saúde, e depois finalizar seu curso de origem, possuindo assim duas graduações. “Além disso, o aluno pode pedir equivalência em algumas disciplinas que porventura já tenha cursado, conseguindo o segundo diploma mais rapidamente”, explica.
Transferência interna – Não há vestibular para ingressar no curso. O ingresso ocorre por meio de uma avaliação composta por uma prova escrita com questões sobre química, física, biologia, matemática e inglês, todas no nível do conhecimento obtido no ensino médio. Após a prova, o aluno é entrevistado pela Comissão de Seleção, juntamente com outros candidatos, levando em conta o currículo lattes. O processo seletivo acontecerá em novembro. A prova ocorrerá no dia 17 de novembro e as entrevistas acontecerão nos dias 17 e 18. Ao final do processo, é atribuída uma nota final numa escala de 0 a 10, sendo considerado aprovado o candidato com nota final igual ou superior a 5,0.
As inscrições estão disponíveis neste formulário, e serão aprovadas após a confirmação pelo sistema Jupiterweb de que o candidato é aluno regularmente matriculado em um curso de graduação da USP. Mais informações estão disponíveis neste edital.
Por Felipe Parlato | ICB-USP