Entre em Contato
Fisiologia na prática: curso de verão chega à 18ª edição

O Curso de Verão em Fisiologia do ICB-USP recebe alunos de graduação de todo o Brasil e oferece uma experiência prática, abordando todos os campos da fisiologia.


05/02/2020

 

Biofísica, neurofisiologia, fisiologia cardiovascular, respiratória, endócrina, renal e digestória são os temas abordados no Curso de Verão em Fisiologia, que acaba de completar a sua 18ª edição, entre os dias 13 e 24 de janeiro de 2020. Iniciativa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Fisiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), o curso é gratuito e recebe alunos de graduação de ciências biológicas de todas as regiões do Brasil. Cada edição oferece 25 vagas e a última edição contou com aproximadamente 200 inscritos.

Além de contribuir para a formação de alunos de todo o país, oferecendo uma experiência predominantemente prática, o evento é mais uma oportunidade para os alunos de pós-graduação do instituto exercerem um papel de educadores, sendo responsáveis pela organização do curso, pelo desenvolvimento da apostila e por todas as aulas ministradas.

O curso tem duração de duas semanas e oferece também uma terceira semana não obrigatória, na qual os graduandos podem visitar os laboratórios do Departamento de Fisiologia e conhecer as suas linhas de pesquisa, na intenção de buscar uma pós-graduação na área. “É muito comum alunos egressos do curso de verão acabarem cursando uma pós-graduação no ICB”, diz o docente Marcus Vinícius Baldo, coordenador desta edição.

Segundo Baldo, o diferencial do curso é proporcionar uma variedade de atividades práticas, que muitas vezes não são realizadas ou aprofundadas durante os cursos de origem dos participantes. Além disso, o contato próximo com os pós-graduandos contribui para a compreensão e interesse dos alunos em uma pós-graduação na área de fisiologia. O curso também conta com palestras de docentes e pesquisadores que abordam a pós-graduação, a história da fisiologia e suas pesquisas e trajetórias acadêmicas.

O professor destaca que o conhecimento compartilhado durante o curso não se limita às duas semanas de aula. “Os alunos participam do curso, voltam aos seus estados e universidades de origem e repassam o que aprenderam aos colegas, que posteriormente podem ter interesse em participar também”.

O Curso de Verão em Fisiologia conta com o apoio do Departamento de Fisiologia, da Comissão de Cultura e Extensão do ICB-USP e da Sociedade Brasileira de Fisiologia, além de algumas empresas parceiras, que fornecem brindes aos participantes. A seleção é realizada pela comissão organizadora do curso, que avalia a carta de interesse e os dados acadêmicos dos inscritos.

 

Aline Tavares | Acadêmica Agência de Comunicação