Exposição sobre Leptospirose

 

A exposição sobre Leptospirose é um projeto idealizado pela Prof. Lourdes Isaac do departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.

A exposição ocorreu entre os dias 15 de outubro e 30 de novembro de 2019 na Estação de metrô Clínicas, tanto as datas quanto à localização foram elaboradas e pensadas para atender a um projeto educativo de prevenção e divulgação da doença, sendo seu principal objetivo informar e alertar a comunidade sobre os riscos, sintomas, modo de prevenção da doença e etc. Contribuindo também para a divulgação das diversas pesquisas relacionadas a Leptospirose realizadas pela Universidade.

O departamento de Imunologia possui o auxílio da FAPESP na área de pesquisa em Leptospirose, e entre os projetos está previsto a divulgação científica onde uma de suas principais responsáveis é a aluna Bruna formada em jornalismo (ECA- USP) e atualmente cursando Ciências Biomédicas (ICB – USP). Com o apoio da Prof. Lourdes o projeto começou a ser elaborado pela aluna desde 2018, e tem a intensão de que seja itinerante e que ocorra em outras localidades.

Eram ao todo nove cartazes com informações diversas sobre a doença com uma linguagem simples para se tornarem interessantes e atrativas, a fim de que qualquer pessoa pudesse compreender. Além disso, o projeto também desmente diversos mitos relacionados a doença, já que na crença popular a leptospirose é conhecida como a doença do rato, mas na realidade outros animais infectados podem transmitir também.