Entre em Contato

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Museu de Anatomia: Exposição de Fotografias (16/10)

16/10

Visitação: 16/10 a 21/12, terças às sextas das 13h às 16h

Entrada gratuita

 

Local: MAH – Museu de Anatomia Humana “Prof. Alfonso Bovero” (@mah.usp)
Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 2415 – Butantã, São Paulo, Brasil

 

Acompanhe a página para divulgação do calendário de eventos e palestras da exposição!

 

O título da exposição faz referência a obra de Andreas Vesalius “De Humani Corporis Fabrica”, uma série de livros com ilustrações anatômicas publicado em 1534, com esta escolha apontamos para uma tradição da representação anatômica que vai do desenho e gravura à fotografia. O trabalho exibido foi realizado pela artista visual Carolina Lixandrão no período que trabalhou como monitora PUB 2022/2023 no Museu de Anatomia “Prof. Alfonso Bovero” fotografando as peças do acervo permanente do museu; muitas dessas peças estão preservadas há mais de 70 anos e foram preparadas por médicos anatomistas como o próprio Prof. Alfonso Bovero.

 

Nas palavras da artista: “As peças do museu mostram o corpo humano de uma maneira que usualmente nos é oculta, olhá-las e registrá-las sempre é um exercício filosófico, de percepção da vida como algo para além de nós mesmos. Nas fotografias procurei trabalhar a composição e a impressão de maneira a levar essas imagens a um lugar que também é do desenho, de sombra, luz e texturas, sempre me inspirando nas gravuras e manuais históricos de anatomia. Penso que o museu abrange a compreensão científica, do estudo da medicina e da biologia, a compreensão da história, no trabalho com acervo e preservação da memória dos professores anatomistas, e a compreensão artística, que está presente na disposição das peças no museu e no registro que fazemos delas, de ideias e maneiras de representação da vida e do corpo humano.”

 

Esta exposição foi realizada através da o 8º EDITAL SANTANDER/USP/FUSP de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão de cultura e extensão, do Museu de Anatomia Humana Alfonso Bovero e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.

 

Créditos

  • Fotografias. Carolina Lixandrão (@paduke999)
  • Expografia. Paula Gabbai e Lívia Gabbai (@paula_gabbai e @livia_gabbai)
  • Mobiliário. Olavo José da Silva e Paula Gabbai
  • Cartazes: Carolina Lixandrão
  • Programação do Cine-Debate: Lívia Gabbai e Carolina Lixandrão

 

Equipe do Museu de Anatomia Prof. Alfonso Bovero

  • Coordenadora: Silvia Lacchini
  • Vice-coordenador: Edson Liberti
  • Administrativo: Cristiane Pinheiro
  • Responsável técnico: Nilson Souza
  • Comunicação visual: Maria Lucia Motta

 


Para divulgar seu evento, envie um e-mail para comunicacao@icb.usp.br


09/10/23