Entre em Contato
Estudo do ICB sobre leucemia é campeão de prêmio do Grupo Folha e do Icesp

Grupo coordenado pelo Prof. João Agostinho Machado-Neto foi o primeiro colocado na categoria Pesquisa em Oncologia, no 14º Prêmio Octavio Frias de Oliveira.


Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) e da Faculdade de Medicina (FMUSP) foram os vencedores da categoria Pesquisa em Oncologia na 14ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, iniciativa do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) em parceria com o Grupo Folha. 

 

O prêmio, que ocorreu na última sexta, 11 de agosto, busca estimular a pesquisa científica na esfera do combate e da prevenção ao câncer. A premiação foi concedida à doutoranda Keli Lima, da FMUSP, primeira autora da pesquisa, seu marido e supervisor do estudo, João Agostinho Machado-Neto, professor do Departamento de Farmacologia do ICB, o docente e orientador Eduardo Magalhães Rego.

 

Os pesquisadores foram premiados, entre 32 projetos inscritos, por um artigo que mostrou a capacidade do fármaco THZ-P1-2 de combater células da leucemia. No estudo, realizado em parceria com a Universidade de Groningen, na Holanda, o composto aumentou as mortes celulares programadas, travou o fluxo autofágico — ciclo de degradação e reciclagem de componentes celulares defeituosos — e danificou as mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia nas células.

 

“Nosso trabalho foi o primeiro a mostrar a atuação do THZ-P1-2 em células leucêmicas. Agora, podemos tentar identificar outros tipos de câncer que também dependem desse metabolismo”, afirmou Machado-Neto à Folha de S.Paulo.

 

A cobertura completa da Folha de S.Paulo pode ser conferida neste link. Confira aqui também um vídeo, produzido pelo jornal, que detalha a trajetória dos pesquisadores e o impacto da pesquisa. 

 

 

Por Felipe Parlato | ICB-USP