Entre em Contato
Estudo que correlacionou acúmulo de sódio no cérebro e hipertensão foi capa de revista científica

Pesquisa conduzida pelo professor Vagner Roberto Antunes, do ICB-USP, foi destaque da revista Molecular and Cellular Neuroscience.


Estudo do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), que mostrou que a retenção excessiva de sódio no cérebro pode ser uma das causas da hipertensão, foi capa da revista Molecular and Cellular Neuroscience. O trabalho foi publicado simultaneamente a outro estudo similar, do mesmo grupo, que saiu na revista na Experimental Physiology.

 

Coordenadas pelo professor Vagner Roberto Antunes, do Laboratório de Controle Neural da Circulação (LCNC), as pesquisas mostraram que parte do sal consumido em excesso fica retida no líquido cerebroespinal (líquor) e sugeriram um possível mecanismo que desencadeia a doença e que envolve a ativação não somente de neurônios, mas também de células da glia. Trata-se de um avanço importante na descoberta de mecanismos e conexões de entre células neurais envolvidos na gênese da hipertensão dependente do alto consumo de sal.

 

Os experimentos foram realizados em ratos albinos que consumiram sal em excesso. Além do aumento da pressão arterial sanguínea, o que chamou atenção dos pesquisadores foi que o nível de sódio no sangue dos animais se manteve normal, mas houve um acúmulo de sódio no cérebro, mais precisamente no líquor.

 

Os trabalhos também receberam destaque no programa Matéria de Capa, da TV Cultura, que foi no dia 18 de junho.

 

Você pode conferir uma reportagem completa sobre o assunto, produzida pelo Núcleo de Comunicação do ICB (NUCOM), clicando aqui.

 

Por Felipe Parlato | ICB-USP