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Dois programas de pós-graduação do ICB-USP sobem no ranking da CAPES

Microbiologia e Biologia de Sistemas obtiveram, respectivamente, notas 7 e 6. Com isso, todos os programas do Instituto passam a ser considerados de excelência acadêmica. 


A CAPES divulgou ontem (19/12), os resultados da Avaliação Quadrienal 2017-2020. Dois Programas de Pós-Graduação (PPG) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) subiram no ranking: Microbiologia e Biologia de Sistemas obtiveram, respectivamente, notas 7 e 6. Os demais mantiveram nota 7 (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro e Imunologia) e 6 (Farmacologia e Fisiologia Humana). A nota atribuída a cada PPG vai de 1 a 7, sendo que 3 é o mínimo para o seu funcionamento. As notas 6 e 7 colocam o PPG no nível de excelência acadêmica.

 

Segundo a presidente da CAPES, Cláudia Queda de Toledo, a fundação e a comunidade acadêmico-científica entregam uma avaliação mais qualitativa, como um melhor diagnóstico da pós-graduação stricto sensu brasileira, o que ressalta a sua relevância para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental do País”, destaca.

 

Para Sérgio Avellar, diretor de Avaliação da CAPES, “o resultado mostra, de fato, qual a importância que os programas de pós-graduação têm para a sociedade brasileira.

 

Dos 4.512 programas de pós-graduação (PPG) stricto sensu (mestrado e doutorado) avaliados, 34% aumentaram a nota, 54% se mantiveram no mesmo patamar e 4% tiveram redução. A avaliação registrou um acréscimo de 37% no quantitativo de programas nesta colocação, passando de 490 para 671. O Brasil, a partir de agora, tem 261 PPG com nota 7, a mais alta, 410 com seis, 1.030 com cinco, 1786 com quatro e 980 com três. 45 programas (1% do total) obtiveram nota abaixo de três e serão descredenciados.

 

Avaliação – A comissão julgadora da avaliação foi composta por 1.808 consultores e acompanhada por 147 coordenadores de área — três por área de avaliação. Do total de programas avaliados, 1.448 do Colégio de Ciências da Vida, 1.545 do de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar e 1.508 do de Humanidades, além de 11 Programas Profissionais para a Formação de Professores da Educação Básica.

 

Foram informadas, no quadriênio, 4,7 milhões de produções intelectuais. Destas, 280.716 foram destacadas pelos programas como os seus melhores produtos, para que pudesse ser feita uma análise mais qualitativa.

 

Os objetivos da Avaliação Quadrienal são traçar um retrato da pós-graduação brasileira no quadriênio, bem como verificar o desempenho e zelar pela qualidade dos PPG acadêmicos e profissionais. O procedimento também avalia se as metas educacionais foram atingidas, bem como a qualidade da formação de mestres e doutores por esses programas. O trabalho analisa ainda a produção intelectual e, a partir de um diagnóstico, contribui para a evolução e melhoria desse cenário.

 

Com informações da CAPES.