Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo das alunas Bruna Rodrigues e Carolina Nastaro e dos professores Rita Café Ferreira e Jansen Araujo, que trata de atividades educativas extensionistas do micromundo, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por elas, devido à sua qualidade informativa:
Divertir e aprender o Universo Microbiano
Alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP) uniram a arte e a ciência em uma atividade de extensão. A iniciativa foi realizada em uma escola de ensino fundamental I em São Paulo, EE Clorinda Danti, no bairro do Butantã, onde os estudantes tiveram a oportunidade de explorar o fascinante universo da microbiologia.
A atividade de aprendizagem começou com o personagem do filme Divertidamente II, que serviu como ponto de partida para a exploração dos microrganismos. Em um foco especial, os alunos aprenderam sobre as bactérias que habitam o corpo humano. Durante essa atividade, eles foram apresentados ao conceito de microbiota e descobriram como certos microrganismos convivem em harmonia com o corpo, trazendo benefícios especiais à saúde e sendo conhecidas como “bactérias do bem”. Em contraste, também conheceram as “bactérias do mal”, que podem causar doenças.
O interesse pelo tema, por parte dos 300 alunos do ensino fundamental, foi evidente, com muitas perguntas e reflexões, especialmente sobre o conceito das “bactérias do bem”. A experiência não só despertou a curiosidade dos alunos, mas também os ajudou a entender, de forma divertida e envolvente, o papel vital desses microrganismos para o bem-estar do ser humano.
Em seguida, os estudantes conheceram os vírus e a importância da lavagem das mãos na prevenção das doenças virais. Participaram de uma dinâmica da transmissão dos vírus invisíveis, onde ficaram impressionados com a seriedade do assunto. Um aluno muito espantado, comentou: “Precisamos lavar as mãos e esfregar, de verdade!”. A atividade gerou grande interessante e muitas perguntas.
O impacto dessas atividades foi reforçado na Roda de Conversa com os alunos de graduação do curso de Ciências Biomédicas do ICB que abordaram a existência dos coronavírus e o vírus da gripe (Influenza A). Esse momento marcou a conclusão da atividade com sentimento de aprendizado e diversão. A iniciativa DivertiMicro demonstrou como é possível combinar ciência e arte.
Atividade de extensão promovida pelos alunos de graduação do ICB: Bruna Rodrigues, Matheus Gallardo, Carolina Nastaro, Beatriz Rodrigues, Helena Corrêa, Thais Pailo e Gabriel Coelho.
Alunos de pós-graduação: Ana Paula Barbora, Camila Caldas, Camila Basques, Desyrée Ozaki, Fernanda, Lara, Nicole Picinin, Nicole Reis e Ms Daffiny Suman.
Coordenação: Professores Rita Café Ferreira, Jansen de Araujo e Mario Henrique do ICB/USP. Professora Daniella da EE Clorinda Danti.
Fotos do setor de comunicação do ICB: Márcio Villar Martins e Marilene Guimarães.
Apoio do Centro de Pesquisa CEPID B3/FAPESP e da Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do ICB/USP