Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo do professor Gabriel Padilla, que trata sobre a disciplina “Capacitação Pedagógica para Pós-Graduandos”, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por ele, devido à sua qualidade informativa:
A disciplina “Capacitação Pedagógica para Pós-Graduandos”, oferecida pelos Programas de Pós-Graduação do ICB e Interunidades em Biotecnologia, surge como um pilar essencial na formação de futuros professores universitários. Esta iniciativa, que conta com a colaboração da pesquisadora Dra. Renata Furlan e de professores do Departamento de Microbiologia, responde diretamente à crescente demanda por uma docência transformadora no ensino superior brasileiro contemporâneo. Ela se alinha à qualidade do ensino superior brasileiro que exige o desenvolvimento de competências e habilidades docentes alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), enfatizando a capacitação pedagógica como fundamental para formar mediadores capazes de inspirar a aprendizagem ativa e capacitar os estudantes a construir seu próprio conhecimento de forma autônoma e significativa.
A relevância da disciplina reside em sua profunda conexão com as bases da educação superior. A pós-graduação stricto sensu, conforme estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), evidencia o papel crucial da formação de futuros professores universitários, integrando pesquisa e docência. Contudo, a abordagem tradicional, focada meramente na transmissão de conteúdo, já não atende às complexas demandas da educação atual, e observa-se que a maioria dos programas de pós-graduação, particularmente aqueles com ênfase na formação científica, frequentemente negligencia a preparação para a prática docente, apesar da significativa inserção de seus egressos no campo da educação superior. É justamente nessa interface formativa que a disciplina foi implementada e integrada ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da USP, reafirmando o compromisso do ICB-USP com a excelência no ensino superior.
Concebendo a docência como uma prática intrinsecamente reflexiva e transformadora, a disciplina, que já se encontra em sua segunda edição, consolidou-se como um espaço de formação essencial. Ela visa alinhar as práticas de ensino às DCNs, incentivando a adoção de metodologias didáticas ativas e contribuindo efetivamente para a preparação pedagógica dos pós-graduandos do ICB. Até o momento, capacitou 58 pós-graduandos provenientes de diversas unidades e áreas do conhecimento da USP, desde sua implementação no segundo semestre de 2024. A formação proporciona uma imersão em experiências de aprendizagem ativa, abrangendo desde o planejamento curricular até estratégias de ensino e processos avaliativos.
A capacitação visa desenvolver habilidades práticas, fomentar a aplicação de metodologias ativas, integrar o uso de tecnologias educacionais e promover a inclusão. Seu propósito primordial é preparar jovens pesquisadores para atuarem como docentes inovadores, capazes de facilitar aprendizagens ativas, significativas e genuinamente centradas no estudante. Conforme destacado pela Dra. Furlan: “nosso foco principal é capacitar o estudante a construir seu próprio conhecimento de forma autônoma e significativa, preparando-o de maneira eficaz para enfrentar os complexos desafios do mundo contemporâneo”.
Durante a disciplina, os participantes têm a oportunidade de vivenciar e aplicar ativamente estratégias pedagógicas contemporâneas, como o design reverso para o planejamento curricular, a elaboração de instrumentos de avaliação da aprendizagem e a realização de reflexões críticas sobre a prática docente. Essas vivências enriquecem significativamente seus repertórios pedagógicos, complementando a formação em pesquisa. Os encontros presenciais e atividades propostas promovem ricas trocas de experiências entre os pós-graduandos e os docentes, preparando-os para inovar em suas futuras salas de aula e adaptar suas práticas a uma variedade de contextos educacionais.
A avaliação da disciplina, conduzida por meio de formulários de feedback respondidos pelos próprios participantes ao final de cada edição, tem revelado um alto grau de satisfação. Os pós-graduandos frequentemente destacam o caráter eminentemente prático da formação oferecida, a clareza na apresentação dos objetivos de aprendizagem e a inegável relevância dos temas abordados para suas futuras carreiras docentes. Muitos relatam sentir-se consideravelmente mais preparados e confiantes para assumir responsabilidades de docência após a conclusão da disciplina. Adicionalmente, um número expressivo de participantes reconhece a experiência como um divisor de águas, um ponto de virada enriquecedor e transformador em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.
Diante da robustez e positividade dos resultados alcançados, reitera-se a fundamental importância de manter, fortalecer e, sempre que possível, expandir iniciativas de capacitação pedagógica no âmbito da pós-graduação. A contínua valorização e o investimento na formação pedagógica de qualidade não apenas qualificam intrinsecamente o ensino superior brasileiro, mas também reforçam o compromisso institucional do ICB-USP com a formação integral de futuros professores universitários, críticos, reflexivos e inovadores. O notável engajamento e a dedicação da pesquisadora e dos docentes do Instituto envolvidos nessa iniciativa demonstram de forma inequívoca que investir nessa modalidade de formação é, acima de tudo, um investimento estratégico e essencial no futuro da educação científica de excelência no Brasil.
Fiquem atentos à próxima edição da disciplina, que ocorrerá a partir de agosto de 2025.
Texto elaborado pelos responsáveis da disciplina “Capacitação Pedagógica para Pós-Graduandos“: Professores Gabriel Padilla, José Gregório Gomez, Rita Café Ferreira e a pesquisadora colaboradora Renata Furlan, todos do departamento de Microbiologia do ICB-USP.