O curso de inverno “Respostas a danos no DNA: implicações em envelhecimento e câncer” completou sua 8ª edição em julho e visa complementar a formação de estudantes e incentivar a pesquisa na área.
01/08/2019
Como os danos do DNA estão relacionados ao envelhecimento e ao câncer? Quais mecanismos são responsáveis pelo reparo dessas lesões? Essas e outras perguntas são respondidas no curso de inverno “Respostas a danos no DNA: implicações em envelhecimento e câncer”, oferecido todo mês de julho pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).
Coordenado pelos professores Carlos Martins Menck e Rodrigo da Silva Galhardo, o curso teve sua 8ª edição entre os dias 22 e 26 de julho e teve 445 inscritos de 24 estados brasileiros. Dentre eles, foram selecionados 40 alunos e 11 ouvintes. A organização do evento é responsabilidade dos alunos do Laboratório de Reparo de DNA, do professor Menck.
Com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão (CCEX) do ICB e de 11 empresas patrocinadoras, como Eppendorf e Loccus, o curso é composto por aulas teóricas e práticas e é voltado para estudantes de ciências biológicas, exatas e saúde. “O tema de reparo do DNA não é abordado de forma sistemática em nenhum curso de graduação, e o oferecimento do curso é a forma que encontramos de contribuir para a formação de pesquisadores na área”, afirma a pesquisadora Maira Neves.
Durante as aulas teóricas, foram discutidos temas como bioinformática, tumorigênese, quimioterápicos, resistência bacteriana a antibióticos e CRISPR (técnica de edição de DNA). Os alunos também tiveram a oportunidade de participar de um jogo, no qual tomavam decisões como se fossem uma célula com lesões em seu DNA. Ao final da semana, o curso recebeu avaliações positivas de todos os participantes.