Confira a programação do aniversário de 50 anos do ICB-USP

Entre os dias 16 e 20 de dezembro, o instituto irá promover uma série de atividades para comemorar a data, com palestras, prêmios, homenagens e apresentações artísticas

No dia 16 de dezembro de 2019, o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo comemora 50 anos de existência. Para marcar essa data, o ICB-USP promoverá uma série de eventos entre os dias 16 e 20/12, abertos para todos os públicos. A semana contará com palestras, retrospectivas, prêmios, uma peça sobre a cientista Rosalind Franklin, entre outras atividades.

Dando início às comemorações, será realizada uma Congregação Conjunta com outras entidades da USP que também completam 50 anos — Instituto de Bioquímica, Instituto de Química, Instituto de Física, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas e Instituto de Matemática e Estatística — na Sala do Conselho Universitário (Rua da Reitoria, 374, Butantã, São Paulo). Na ocasião, o ICB irá homenagear o professor emérito Crodowaldo Pavan, geneticista, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP de 1981 a 1984, e ex-presidente do CNPq e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O período da tarde será destinado à comemoração exclusiva do ICB, na qual serão apresentadas algumas novidades referentes à estrutura do instituto, como o projeto do centro de convivência, o novo site e novo vídeo institucional. A apresentação, seguida de um coquetel, será realizada no Anfiteatro Rosa do ICB IV.

Para o dia 17/12, a Comissão de Cultura e Extensão preparou uma programação cultural que será realizada no ICB IV. A partir das 9h30, a exposição fotográfica “ICB mostra a tua cara” toma conta do saguão do prédio com o trabalho dos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade. Em seguida, às 10h30 no Anfiteatro Rosa, começará a leitura dramática da peça “Com carinho, Rosalind Franklin”, de Helena de Madureira Marques. A história conta desde a infância da cientista até sua trajetória profissional. Sua atuação na descoberta da estrutura do DNA foi reconhecida anos depois de sua morte e a pesquisadora ficou conhecida como “mãe do DNA”.

Na tarde do dia 18/12, no Anfiteatro Luiz Rachid Trabulsi (ICB III), acontecerá a premiação dos pós-graduandos que participaram do concurso Ciências em 3 Minutos, promovido pela Comissão de Pós-Graduação. Os prêmios serão concedidos pela Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) e pela Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC).

Chegando ao final da semana, no dia 19, será realizada uma homenagem aos docentes que têm livros publicados. A cerimônia será na Biblioteca do ICB I. Já no dia 20, alunos, docentes e funcionários poderão aproveitar um almoço de confraternização a partir das 10h no Espaço do Hospital Universitário.