Entre em Contato
Comunicação com a sociedade é chave para desenvolvimento da ciência

Em evento no ICB-USP, o senador Cristovam Buarque e o professor Isaac Roitman debateram sobre o papel da universidade e da ciência e a necessidade de estabelecer um diálogo com a sociedade.


03/12/2019

 

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) recebeu, na última quinta-feira (28/11), o senador e professor Cristovam Buarque e o professor Isaac Roitman para um debate sobre o cenário da educação e da ciência no Brasil. Mais do que abordar os aspectos da crise que o país enfrenta, os convidados apresentaram soluções e demonstraram que o diálogo com a sociedade é a peça fundamental para a valorização e desenvolvimento desses pilares.

Isaac Roitman foi diretor de avaliação da Capes e assessor da presidência do CNPq, e atualmente coordena o Núcleo de Estudos do Futuro da Universidade de Brasília (UnB). Para o professor, a falta de infraestrutura e a desvalorização dos professores são as principais causas da crise na educação. “Nós temos 20 mil escolas públicas que não têm nem água”, afirma. Segundo a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem de 2018, entre 48 países avaliados, o Brasil está em último lugar em relação aos salários dos professores.

Para mudar esse cenário, o senador Cristovam Buarque, vice-presidente do Conselho da Universidade das Nações Unidas, afirma que o principal caminho é que as pessoas vejam a educação como “um vetor para o progresso” – como mais do que um direito, uma necessidade.

Além da educação básica, eles apontaram mudanças necessárias no ensino superior e nas ações da comunidade acadêmica. “O trabalho publicado não pode ser o único indicador de qualidade do professor. A pesquisa é o campo mais valorizado, em seguida o ensino e por último a extensão. Precisamos acabar com essa assimetria; os três têm o mesmo grau de importância”, destaca Roitman. Os palestrantes também defenderam o fortalecimento do intercâmbio nacional e internacional, dos institutos nacionais de ciência e tecnologia e o incentivo à formação científica desde a escola.

Informação é progresso – Como afirmou o diretor do ICB-USP, professor Luís Carlos de Souza Ferreira, os compromissos dos acadêmicos e cientistas são com a sociedade, portanto ultrapassam os muros da universidade. No entanto, o que acontece dentro dela ainda é desconhecido por muitos. Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT), realizada com 2,2 mil jovens brasileiros, 93% não souberam citar o nome de um cientista brasileiro e 87% não conseguiram lembrar de alguma instituição brasileira que se dedica à pesquisa científica.

Roitman enfatiza que para conquistar o apoio da sociedade, é necessário mudar a percepção da ciência no Brasil – e a divulgação científica de qualidade é essencial nesse processo. “É preciso que a população tenha conhecimento do que se faz dentro de uma universidade, para entender a importância da pesquisa em promover uma melhor qualidade de vida a todos”.

 

Aline Tavares | Acadêmica Agência de Comunicação