CEPSH – Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEPSH) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, de acordo com o que determina a Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (CNS/MS) e as normas vigentes complementares, bem como a Norma Operacional nº 001/2013, no que diz respeito aos complexos aspectos éticos e legais das pesquisas envolvendo seres humanos, constitui uma instância colegiada de natureza consultiva, deliberativa, normativa, educativa e independente, com composição multidisciplinar e multiprofissional, vinculada à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

O objetivo do comitê é avaliar as pesquisas desenvolvidas em seres humanos nos seus complexos aspectos éticos e legais, realizadas por alunos, funcionários e docentes do ICB da Universidade de São Paulo. A função última desta comissão é assistir e orientar tanto os pesquisadores quanto os participantes de pesquisa, visando a proteção dos direitos de todos e na adequação dos projetos de pesquisa desenvolvidos com seres humanos.

Orientações

Todos os pesquisadores do ICB devem cadastrar-se na Plataforma Brasil e seguir as instruções para submeter projetos e documentos relacionados necessários.
Por favor, enviar simultaneamente uma cópia impressa do Projeto de Pesquisa, Termos de Consentimento e Folha de Rosto, para o CEPSH do ICB junto com uma carta de encaminhamento solicitando avaliação.

Secretária