A finalidade desta comissão é conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem como meio de preservar o meio ambiente, bem como mudar hábitos de conduta em relação à produção de lixo.
Reciclar significa refazer o ciclo. Permite trazer de volta à origem, sob a forma de matéria-prima, aqueles materiais que não se degradam facilmente e que podem ser reprocessados.
A reciclagem não apenas reduz a quantidade de lixo, como também recupera produtos, economizando energia, matéria-prima, além de reduzir a degradação ambiental.
Missão
Contribuir para a preservação do meio ambiente e a melhora da qualidade de vida do ser humano.
Objetivo Geral
Conscientizar a comunidade sobre a importância da reciclagem como meio de preservar o meio ambiente, bem como mudar hábitos de conduta em relação à produção de lixo.
Objetivos Específicos
Conscientizar a comunidade do Instituto (docentes, alunos e funcionários), sobre a importância da reciclagem no dia-a-dia;- Estimular a mudança de hábitos de uso e descarte de material reciclável;- Criar o hábito de reflexão e debate de temas sobre o meio ambiente.
Reciclagem de lixo
O lixo é um problema relativamente recente, já que há algumas décadas, era constituído basicamente por materiais orgânicos facilmente decompostos pela natureza. Mas com a mudança nos hábitos, o aumento de produtos industrializados e o advento das embalagens descartáveis, o lixo tomou outra dimensão e sua “composição” também mudou.
A reciclagem do lixo é um processo industrial ou artesanal de reaproveitamento de produtos já utilizados. Este material é reaproveitado como matéria-prima para novos usos.Quando se separa o lixo reciclável, economiza-se recursos naturais.
4 RS
Pratique os 4 Rs do gerenciamento de resíduos:
1. Reduzir a geração de lixo. Evite o desperdício. Sempre que for possível, é melhor reduzir o consumo de materiais, energia e água, a fim de produzir o mínimo de resíduos possíveis e assim economizar recursos naturais.
2.Reutilizar os bens de consumo. Crie maneiras de dar vida mais longa aquilo que você usa. Após a utilização de um produto, esforçar-se para seu reaproveitamento.
3.Reciclar materiais. Devolva o que foi usado ao ciclo de produção. A reciclagem deve ser considerada para materiais que não podem mais ser reutilizados.
4.Repensar os hábitos de consumo e de descarte em seu dia-a-dia. Encontre novas maneiras de utilização dos materiais.
Tempo necessário para a decomposição de alguns materiais
O que eu devo ou não reciclar?
Serviços oferecidos pela prefeitura de São Paulo para descarte de objetos/entulhos residenciais que não são recolhidos pela coleta diária de lixo urbano.
Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, restos de poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. A população pode dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo. A oferta destas áreas tem sido, gradativamente, ampliada em todas as regiões da cidade. O Horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 06h00 às 22h00 e, domingos e feriados, das 06h00 às 18h00.
As ações são programadas aos sábados e a população sempre é avisada com antecedência para deixar o material que não quer mais na porta das casas e a prefeitura passa com um caminhão recolhendo todo o material. Essa medida evita que os cidadãos se desfaçam do material de maneira indevida.
É importante lembrar que o descarte irregular é considerado crime ambiental passível de multa em R$12 mil. Caso o munícipe queira descartar algum item inservível, mas sua rua não foi contemplada na última operação Cata-Bagulho, pode solicitar que a Subprefeitura de sua região inclua a via na programação do serviço através do telefone 156 ou comparecer a um dos Ecopontos espalhados pela cidade.
Curiosidades
Você sabia?