Apresentação tinha como objetivo investigar o mito de que vacinas causam autismo.
A escola Brazilian International School ficou em segundo lugar nas British English Olympics (BEO), competição acadêmica multidisciplinar organizada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, e que recebe escolas bilíngue de todo o mundo. Dentre as diversas apresentações que compõem as olimpíadas, o colégio se destacou na chamada “Investigation”, que contou com uma entrevista presencial com o ex-diretor e professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Luis Carlos de Souza Ferreira. O grupo recebeu nota máxima em todas as categorias avaliadas pelos jurados britânicos na apresentação, tendo ficado em segundo lugar na classificação geral das olimpíadas.
Na entrevista, realizada presencialmente em 2020, Ferreira explicou aos alunos o funcionamento das vacinas e o que está por trás dos argumentos falaciosos de que os imunizantes podem causar autismo. Composta por seis alunos dos ensinos fundamental II e médio, a equipe escolheu o tema meses antes do coronavírus se disseminar a nível pandêmico. O trabalho investigou o artigo, publicado na revista científica americana The Lancet pelo ex-médico britânico Andrew Wakefield, que alegava que a quantidade de alumínio presente na vacina tríplice viral estava relacionada a casos de autismo em crianças.
Para Fabiana Matta, professora do colégio, a colaboração de Luiz Carlos foi essencial para o desenvolvimento do trabalho. “O professor foi muito atencioso com todos, destrinchou os argumentos do artigo e explicou o que estava por trás de cada um deles, porque não estavam corretos. Deu uma verdadeira aula para nós.”
Segundo Gabriel Pratas, um dos alunos integrantes da equipe, a pandemia reforçou na apresentação, realizada em julho deste ano, a importância e atualidade do tema. “Quando pensamos em falar sobre vacinas, não tínhamos ideia da proporção que o assunto iria tomar dali pra frente, com a Covid. Havia alguns casos, mas nada que nos chamasse tanto a atenção. Depois de dois anos de trabalhos remotos, tivemos a certeza de que o tema estava mais relevante do que nunca.”
A apresentação é parte da modalidade “Investigation”, uma das muitas incluídas na programação das olimpíadas britânicas. Nela, a equipe deve selecionar uma notícia, veiculada em um periódico na língua inglesa, e a partir dela produzir um relatório e uma apresentação oral e performática, incluindo checagem de fontes, entrevista com especialistas e ponderações finais sobre o tema, além de uma sessão de perguntas e respostas. Outras atividades da BEO incluem apresentações de cunho artístico, como teatro e música, trabalhos de engenharia improvisados, debates, entre outros, todos orientados pelo tema central da edição, Truth (“verdade”).
Por Felipe Parlato | ICB-USP