Realizado por estudantes de graduação e pós-graduação, o projeto destaca a importância do conhecimento científico com atividades práticas e conteúdos de interesse geral.
Alunos de graduação e pós-graduação do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP) realizaram uma atividade extensionista na EE Prof Clorinda Danti, localizada próximo ao Portão 3 da Universidade. O evento ocorreu no dia 23 de novembro e contou com a participação de cerca de 40 alunos do Ensino Fundamental I e de seus pais e responsáveis. Coordenado pela professora do ICB-USP Elisa Mitiko Kawamoto Iwashe e com colaboração de alguns professores do Departamento de Farmacologia, a atividade extensionista “Ciência em Voga” tem o intuito de transmitir o conhecimento científico para a comunidade externa por meio de visitas a escolas e um podcast.
Com base nos livros didáticos e nos tópicos destacados pelos professores, os estudantes do ICB-USP organizaram atividades lúdicas e acessíveis para as crianças, abordando temas como o corpo humano, a higienização correta das mãos e o uso responsável de antibióticos no tratamento de infecções bacterianas. O projeto também envolveu os pais e responsáveis, conscientizando-os sobre a importância de seguir as prescrições médicas e o descarte adequado de antibióticos por meio da distribuição de panfletos.
Foram realizadas apresentações interativas sobre a anatomia e o funcionamento do corpo humano, além de uma discussão sobre a correta utilização de medicamentos, especialmente os antibióticos. Para avaliar os conhecimentos adquiridos, os alunos participaram de um quiz com o apoio de seus pais. Em seguida, realizaram uma atividade prática de higienização das mãos, visando compreender os riscos de contaminação por microrganismos.
“Durante a atividade, as crianças tiveram a oportunidade de se sentirem como cientistas ao participarem de uma simulação de experimento e utilizarem o EPI (Equipamento de Proteção Individual), que é utilizado no nosso laboratório”, conta Josiane Silva, pós-doutora do ICB-USP que coordenou a atividade. Através de um questionário aplicado no fim das atividades, pais e responsáveis avaliaram o evento. “Nós ficamos muito felizes, porque as respostas foram bem positivas. Os pais consideraram que a ação contribuiu positivamente para o aprendizado deles e das crianças”, relata Bianca Rodrigues, mestranda do ICB-USP que também coordenou as atividades.
A equipe do “Ciência em Voga” tem planos de continuar com as visitas em escolas no próximo ano e busca apoio financeiro para realizar atividades em locais distantes da USP. “Em 2024, várias escolas abriram suas portas para nós, mas não conseguimos ir por falta de apoio financeiro para o transporte dos estudantes da Universidade até os colégios”, explica a professora Elisa Mitiko Kawamoto Iwashe. Interessados em ajudar devem entrar em contato por meio do e-mail cienciaemvoga@gmail.com.
O projeto também fez ações voltadas para treinamento e aperfeiçoamento dos professores das escolas visitadas. Atendendo a um pedido dos docentes da EE Prof Clorinda Danti, a pós-doutora Josiane Nascimento os ensinou a como utilizar os microscópios da escola, além de fornecer dicas sobre como desenvolver atividades com esta ferramenta que complementem os assuntos teóricos abordados em sala de aula.
Público mais amplo – Já o podcast “Ciência em Voga” leva o conhecimento científico para o público através de entrevistas com especialistas. O programa “aborda por uma visão científica temas que estão em voga no momento e são interessantes tanto para a comunidade da USP como para a população em geral”, diz Arthur Cantanzaro, aluno de graduação do Instituto de Biociências (IB) e de Iniciação Científica no ICB, que é o idealizador e apresentador do podcast junto com a pós-doutora Ana Maria Orellana.
Até o momento, já foram publicados seis episódios que estão disponíveis no Spotify. Eles tratam de temas variados como saúde mental e jogos de azar, meditação, uso de telas na infância, importância do sono para saúde, melatonina, poluição do ar e um programa especial sobre o Prêmio Nobel.
A produção do programa é feita pelo ICB em parceria com o Núcleo de Inovação e Tecnologia do Hospital Universitário (HU) e a Escola de Comunicação e Artes (ECA), todos da USP. Coordenado por Oscar Fugita, o braço do projeto no HU auxilia na escolha e contato com os especialistas, que podem tanto ser membros da Universidade como de instituições externas. Enquanto, sob supervisão do professor Fernando Scavone, os alunos da ECA fazem a gravação e a edição dos episódios, além de gerenciar as redes sociais do “Ciência em Voga”.
Ana Carolina Guerra | Acadêmica Agência de Comunicação e NUCOM-ICB