Integrantes do Escritório USP Mulheres participaram de reunião da ONU Mulheres em Paris, onde apresentaram um vídeo sobre as ações da Comissão de Direitos Humanos do ICB-USP
11/04/2019
Nos dias 1, 2 e 3 de abril, em Paris, ocorreu o evento HeforShe University Impact Lab Session, que reuniu as universidades envolvidas no projeto “Impacto 10x10x10” da ONU Mulheres. A convite do Escritório USP Mulheres, que representa a Universidade de São Paulo nesse projeto, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP) produziu um vídeo para ser apresentado no evento, reunindo dados sobre o impacto das ações da CDH no instituto.
O projeto “Impacto 10x10x10” é uma iniciativa do movimento HeForShe (ElesPorElas) – criado pela ONU Mulheres –, que reúne 10 governos, 10 empresas e 10 universidades em prol do combate à violência e à desigualdade de gênero. No evento, o USP Mulheres foi representado pela professora Eva Alterman Blay, coordenadora do escritório, e pela psicóloga Prislaine Krodi.
Segundo Prislaine Krodi, o vídeo da CDH-ICB serviu para ilustrar a necessidade da existência de comissões de direitos humanos em todas as unidades da USP. “O mais interessante na trajetória da CDH do ICB, que vemos na narrativa do vídeo, é que a ação formativa da comissão despertou nos estudantes a vontade de se mobilizar e trabalhar por um ambiente mais saudável e igualitário, que depois culminou na criação do Coletivo Feminista Bertha Lutz”.
A professora Eva Blay destaca que a inclusão de homens no vídeo da CDH-ICB ajuda a ressaltar a importância da atuação conjunta de mulheres e homens na defesa dos direitos das mulheres, como propõe o movimento HeForShe.
Assista o vídeo completo aqui.
Aline Tavares | Acadêmica Agência de Comunicação