Entre em Contato
CDH-ICB tem vídeo apresentado em evento da ONU Mulheres

Integrantes do Escritório USP Mulheres participaram de reunião da ONU Mulheres em Paris, onde apresentaram um vídeo sobre as ações da Comissão de Direitos Humanos do ICB-USP


11/04/2019

 

Nos dias 1, 2 e 3 de abril, em Paris, ocorreu o evento HeforShe University Impact Lab Session, que reuniu as universidades envolvidas no projeto “Impacto 10x10x10” da ONU Mulheres. A convite do Escritório USP Mulheres, que representa a Universidade de São Paulo nesse projeto, a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP) produziu um vídeo para ser apresentado no evento, reunindo dados sobre o impacto das ações da CDH no instituto.

 

O projeto “Impacto 10x10x10” é uma iniciativa do movimento HeForShe (ElesPorElas) – criado pela ONU Mulheres –, que reúne 10 governos, 10 empresas e 10 universidades em prol do combate à violência e à desigualdade de gênero. No evento, o USP Mulheres foi representado pela professora Eva Alterman Blay, coordenadora do escritório, e pela psicóloga Prislaine Krodi.

 

Segundo Prislaine Krodi, o vídeo da CDH-ICB serviu para ilustrar a necessidade da existência de comissões de direitos humanos em todas as unidades da USP. “O mais interessante na trajetória da CDH do ICB, que vemos na narrativa do vídeo, é que a ação formativa da comissão despertou nos estudantes a vontade de se mobilizar e trabalhar por um ambiente mais saudável e igualitário, que depois culminou na criação do Coletivo Feminista Bertha Lutz”.

 

A professora Eva Blay destaca que a inclusão de homens no vídeo da CDH-ICB ajuda a ressaltar a importância da atuação conjunta de mulheres e homens na defesa dos direitos das mulheres, como propõe o movimento HeForShe.

Assista o vídeo completo aqui.

 

Aline Tavares | Acadêmica Agência de Comunicação