Anuário Estatístico e Annual Report 2019 do ICB-USP estão disponíveis

Ambos os documentos destacam os grandes passos do instituto rumo à internacionalização e à comunicação com a sociedade.

 

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) acaba de lançar dois relatórios sobre os seus destaques em 2019, ano em que completou 50 anos: o Anuário Estatístico e o Annual Report. O primeiro apresenta, em números, o trabalho realizado pelo ICB-USP durante o ano base, divulgando informações sobre gestão e finanças; produção científica e inovação; ensino; cultura e extensão e comunicação. O segundo reflete a contribuição do Instituto para a sociedade, apontando as suas principais ações em pesquisa, ensino e cultura e extensão.

 

Dentre os diversos dados apresentados nos documentos, destacam-se as informações relacionadas à internacionalização do Instituto. Dos 362 artigos publicados por cientistas do ICB-USP, cerca de 95% foram publicados em periódicos internacionais. Além disso, 77% dos docentes realizaram atividades em universidades estrangeiras. O ano de 2019 contou com 40 convênios ativos com instituições estrangeiras de todos os continentes.

 

Outra conquista importante foi a inauguração da Plataforma Científica Pasteur-USP (PCPU), instalada no Centro de Pesquisa e Inovação Inova USP. A Plataforma conta, por parte da Universidade, com a coordenação do diretor do ICB, Luís Carlos de Souza Ferreira, e com a participação de pesquisadores do Instituto. Com esse feito, a USP passou a integrar a rede internacional do Instituto Pasteur e se junta a outras 31 unidades credenciadas.

 

No âmbito nacional, diversas ações mantiveram o ICB em destaque: a assinatura de um convênio com o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); a proposta de criação do primeiro mestrado profissional do Instituto, em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP e as empresas Eurofarma e DASA; a fusão dos programas de pós-graduação Biologia Celular e Tecidual com o programa de Desenvolvimento de Ciências Morfofuncionais para a criação do novo programa de Biologia de Sistemas; a inauguração de um novo laboratório de nível de biossegurança 3 (NB3); entre outras.

 

Confira mais informações nos documentos:

Annual Report 2019 – ICB-USP

Anuário Estatístico 2019 – ICB-USP