Trabalho de divulgação científica foi realizado como parte do projeto de extensão “Adote uma Bactéria”.
A música “Staphylo”, produzida por Victor Reiter, egresso da graduação em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), junto com alunos do curso, já pode ser conferida no YouTube. A música é uma paródia da canção “I Want It That Way”, da banda Backstreet Boys, apresenta de forma lúdica diversas características do gênero de bactérias Staphylococcus, causador de infecções na pele.
O vídeo faz parte do projeto Adote uma Bactéria, coordenado pela professora Rita Café e aplicado para alunos do segundo semestre de graduação em Ciências Biomédicas do ICB-USP. Nele, os alunos da disciplina de bacteriologia são divididos em grupos e produzem conteúdo para redes sociais relacionado a diversos gêneros de bactérias, trazendo informações sobre diversos aspectos dos organismos, de morfologia à genética, passando por aspectos como resistência e identificação. Cada grupo fica encarregado de produzir material sobre um gênero de bactérias diferente, que inclui imagens e textos apoiados em referências bibliográficas. O conteúdo é distribuído via Instagram.
Ao término da disciplina, as produções são avaliadas por mediadores, e recebem uma nota. A partir daí os alunos são incentivados a produzir uma leva adicional de conteúdos de forma descontraída, incluindo materiais de divulgação científica. A letra, produzida pelos alunos, faz parte desses conteúdos finais. A partir dela, Victor, que é um dos monitores do projeto, ficou encarregou-se da produção da música. “O intuito é que os alunos façam parte do processo, para que eles aprendam. É uma ótima oportunidade de colocar em prática o conteúdo estudado ao longo do semestre”, explica.
Reiter, que se formou em 2021, conta que começou a estudar música por incentivo dos pais, aos 12 anos, após ter ganhado uma guitarra de presente. Hoje, além da carreira acadêmica, já que ele irá ingressar na Pós-Graduação no ICB em 2023, atua como produtor musical independente, no site Fiverr. “Meus pais têm uma escola de desenho artístico, então a arte sempre esteve presente na minha vida. Apesar de eu ter escolhido estudar biomedicina, ainda gosto de tocar e estudar música e produção”, conta.
O projeto Adote uma Bactéria também é realizado em outros cursos da Universidade, como Odontologia, e de outras instituições como a Universidade Federal de Sergipe e a Universidade Estadual da Bahia. Além do “Staphylo”, outros dos vídeos já foram produzidos por Victor: “Olha a Evolução”, uma paródia da canção “Gangnam Style”, do cantor Psy, sobre a codificação dos genomas humanos; e “(Não) Pode Pegar”, uma paródia de “Stayin’ Alive”, da banda Bee Gees, sobre clamídia. Os vídeos podem ser conferidos em uma playlist no YouTube.
Por Felipe Parlato | ICB-USP