Entre em Contato
Alunos do ICB-USP realizam atividade extensionista de microbiologia em escola estadual de Amparo-SP

Iniciativa visou levar conhecimentos sobre o ICB e a USP para os estudantes do ensino médio de escolas públicas.


Alunos do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) participaram, no dia 13 de setembro, da atividade extensionista “Viagem ao Mundo dos Microrganismos”, realizada na E.E. Rangel Pestana, na cidade de Amparo-SP.

 

O evento contou com uma palestra informativa sobre os cursos da USP; um laboratório de microbiologia com atividades “mão na massa”; e uma apresentação do jogo didático “Respingo Letal” sobre a bactéria Mycobacterium tuberculosis, causadora da tuberculose, aos alunos da escola.

 

A palestra informativa contou com uma apresentação do ICB-USP, seguida de informações sobre as formas de ingresso, auxílios e cursos oferecidos, bem como curiosidades e relatos de quem estuda na Universidade. A atividade foi realizada em parceria com o Projeto InformAção, um curso para alunos do ensino médio de escolas públicas de Amparo e região. Ao final, foi realizado um quiz — uma estratégia de gamificação — com o propósito de tornar o aprendizado mais divertido e eficaz para os jovens.  As questões trouxeram informações relevantes para os estudantes que têm interesse em ingressar na USP. 

 

A atividade prática de microbiologia foi proposta com o objetivo de apresentar aos estudantes alguns procedimentos inerentes aos laboratórios de bacteriologia, como a prática de coloração em lâminas e a observação em microscópio. Além da apresentação teórica, foram realizadas as práticas de coleta e semeadura de amostras ambientais e bucais, permitindo que estudantes conhecessem diversas técnicas utilizadas em um laboratório de bacteriologia. 

 

O jogo “Respingo Letal”, por sua vez,  foi desenvolvido por estudantes de graduação como parte  do projeto “Adote uma Bactéria”, com o objetivo de divulgar informações sobre a bactéria causadora da tuberculose. Trata-se de uma doença de alta prevalência no país, mas pouco conhecida pela população em geral, e em particular pelos estudantes do ensino médio. A utilização do jogo permitiu aos estudantes aprofundar seus conhecimentos no tema de forma lúdica e participativa.  

 

A visita rendeu uma matéria no jornal de Amparo A Tribuna. Você pode ler clicando neste link ou na imagem abaixo.

 

 

 


Estudantes de pós-graduação e graduação participantes do evento: Bárbara Rodrigues Cintra Armellini; Lara N Baroni; Giovana Tarantino; Camila Caldas M Correia; e Nicole G Picinin.

Diretora da Escola: Regina E.M. Endrigi; Coordenadora Pedagógica: Tatiana Gambaro.

Professora Coordenadora do Evento do ICB/USP: Prof. Drª. Rita de Cássia Café Ferreira.

Fotos do Evento: Camila Caldas Martins Correia.

 

 

Texto enviado por:

Msc. Bárbara Rodrigues C. Armellini, doutoranda de pós-graduação do ICB/ CNPq.

Prof. Drª. Rita de Cássia Café Ferreira, pesquisadora do CEPID B3/FAPESP na área de divulgação/educação científica.

Ambas do Depto. de Microbiologia ICB/USP.

 

 

 

Editado por Nucom-ICB