Material deve ser divulgado inicialmente em visitas monitoradas e eventos da área.
Alunos do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) produziram um jogo de tabuleiro educativo sobre a Mycobacterium tuberculosis, bactéria causadora da tuberculose. O trabalho é voltado para o ensino de características do bacilo, além de alguns fatos sobre a doença, tendo como público-alvo alunos do ensino médio de redes públicas e privadas.
Planejado para ser exposto e disponibilizado em visitas monitoradas e eventos da área, o material foi 100% produzido pelos alunos, desde o tabuleiro até as peças. Denominado “Respingo Letal”, o jogo é baseado no formato “perguntas e respostas”. Nele, cada jogador compra uma carta do monte e responde à questão apresentada, que pode aparecer em formato teste, com quatro alternativas; em formato “verdadeiro ou falso”; ou em formato de evento, em que é indicada uma ação que o jogador deve seguir. Conforme responde às questões corretamente, o jogador avança no tabuleiro. Aquele que atingir a linha de chegada primeiro vence. Exemplos de cartas do jogo incluem “A Mycobacterium tuberculosis ataca exclusivamente os pulmões: verdadeiro ou falso?”, ou “Todos os jogadores (inclusive você) recebem uma Mycobacterium tuberculosis: ande 1 casa”.
A iniciativa é parte do Adote uma Bactéria, projeto de divulgação científica realizado para a disciplina de Bacteriologia do curso de graduação em Ciências Biomédicas do Instituto. Nele, os alunos são divididos em grupos e cada um fica responsável por produzir material sobre uma bactéria diferente. A produção do jogo conclui a atuação do grupo no projeto, que tem duração de um semestre e também engloba a produção de conteúdo para as redes sociais.
“Fizemos o jogo inicialmente com conteúdo voltado para a graduação. Então a professora responsável, Rita Café, gostou do nosso trabalho e perguntou se não gostaríamos de fazer outra versão voltada para alunos do ensino médio”, conta Raphaela Machado, aluna de graduação e uma das idealizadoras do projeto.
Segundo a estudante, a proposta é levar aos jovens maneiras lúdicas de aprendizado, propondo o interesse e a memorização do conteúdo por meio da tentativa e erro:
“A professora Rita trabalha muito na disciplina dela essa tentativa de diminuir a quantidade de aula expositiva e propor maneiras mais ativas de aprendizado. As tentativas e erros que aparecem no jogo são um ótimo exemplo disso: na hora de aprender, o erro é mais marcante que os acertos”, comenta.
O projeto Adote uma Bactéria também já rendeu outros materiais de divulgação científica de sucesso. Um deles, publicado em 2022, consiste na produção de paródias de músicas famosas com letras relacionadas a bacteriologia. Na ocasião, o monitor Victor Reiter contou um pouco do projeto.
Além do ICB, o projeto Adote uma Bactéria também é realizado no curso de Odontologia da USP, e em outras instituições como a Universidade Estadual da Bahia e a Universidade Federal de Sergipe.
“Respingo Letal” é uma realização dos alunos: Bruna Rodrigues Corrêa, Carolina Diorio Nastaro, Christian Henrique Monstans Scavone dos Santos, Izabela Amélia Marques de Andrade, Matheus Gallardo Souza Inoue, Pedro Gabriel Valente da Silva Oliveira, Pedro Lucas da Silva Oliveira, Rafaela Augusto Maia e Raphaela Machado Campos Lopes.
Professora responsável: Profa. Dra Rita de Cássia Café Ferreira.
Mediadores do grupo: Barbara Rodrigues Cintra Armelini, Mauricio Hideki Yague Leite, Pedro Santana e Samantha Maia Brito.
Confira abaixo a galeria de fotos do jogo neste link.
Por Felipe Parlato | ICB-USP