Ações incluíram oficinas e uma peça de teatro sobre o vírus da dengue.
Alunos de pós-graduação do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) realizaram, no último mês de agosto, duas atividades extensionistas (AEX). A primeira delas, intitulada “Projeto #Adote: Adote Uma Bactéria, Vírus ou Fungos nas Mídias Sociais” contou com a participação de dez estudantes de pós-graduação do Departamento de Microbiologia, que conduziram, no dia 20 de agosto, três oficinas práticas nas dependências do ICB, voltadas a alunos de licenciatura em Ciências do Instituto Federal de São Paulo, Campos Tietê. As atividades que exploraram o cultivo, crescimento e metabolismo bacteriano, além das características gerais de vírus e fungos e implicações para a saúde humana, animal e ambiental.
No dia 23 de agosto, outra atividade de extensão foi realizada com 403 alunos de educação básica na Escola Estadual Professora Flora Stella, em Carapicuíba/SP. Sete estudantes de graduação do curso de Ciências Biomédicas do ICB/USP abordaram um importante problema de saúde pública por meio de uma abordagem lúdica, na forma de uma peça teatral sobre a temática “Vírus da Dengue e a importância da vacinação”. Tanto o roteiro, como a montagem da peça foram elaboradas pelos estudantes da USP que também atuaram como atores na peça.
Estudantes de graduação, responsáveis pela montagem da peça de teatro e os docentes responsáveis pela AEX , Profs Rita Café Ferreira e Jansen Araujo.
As AEX permitiram aos estudantes atuarem como multiplicadores do conhecimento adquirido na USP ao disseminar informações, respaldadas pela ciência, para benefício da sociedade. As atividades também reforçam o valor formativo das AEX para estudantes de graduação e pós-graduação ao engajá-los em práticas de responsabilidade social, essenciais para sua formação profissional e humanística. Além disso, as AEX valorizam o trabalho de instituições dedicadas ao ensino no estado de São Paulo e despertam o interesse dos alunos da rede pública para uma formação na mais renomada universidade do país.
***
Estudantes participantes de pós-graduação: Ana Paula Barbosa, Camila Caldas Martins Correia, Camila Gasque Bomfim , Desyrée Yumiko Sadoyama Rangel Ozaki , Lara Naji Baroni, Giovanna Tarantini , Nicole Gonçalves Picinin e Nicole Reis.
Estudantes de graduação: Bruna Rodrigues Corrêa, Carolina Diorio Nastaro, Gabriel Rezende Coelho, Matheus Gallardo Souza Inoue, Liviah Andressa La Pastina, Raissa Brunis Fiori Salvador, Rafaela Augusto Maia, Raphaela Machado Campos Lopes.
Marina R. Martins (diretora) e Ingrid de Oliveira Melo Almeida (coordenadora pedagógica) | E.E Professora Flora Stella, em Carapicuíba/SP
Professores responsáveis pela AEX/ICB/USP: Rita C Café Ferreira, Jansen Araujo, Mario Henrique, Kelly Ichida, José Gregório e Robson de Souza.
As atividades realizadas receberam apoio da Pró- Reitoria de Cultura e Extensão da USP, Comissão de Cultura e Extensão – ICB e do Centro de PID B3/FAPESP
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
(Clique para ampliar) Oficinas práticas realizadas nos Laboratórios de Bacteriologia (Profa. Rita C. Café Ferreira), Virologia (Prof. Jansen Araujo) e Micologia (Prof. Mario Henrique de Barros) com estudantes de licenciatura do Instituto Federal de SP.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
(Clique para ampliar) AEX conduzida na Escola Estadual Professora Flora Stella com estudantes de graduação do Instituto de Ciências Biomédicas do ICB/USP.
Por Rita de Cássia Café Ferreira, Bruna Rodrigues Corrêa, Carolina Diorio Nastaro
Editado por Nucom/ICB