Pós-graduandos foram premiados por seus trabalhos em workshop de biologia molecular da Unicamp.
Dois alunos de pós-graduação e uma pós-doutoranda do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) foram entrevistados como parte da 3ª edição do volume 119 da revista científica Molecular Microbiology. Nas entrevistas, os alunos Gabriel Araújo, do Laboratório de Estrutura e Evolução de Proteínas, Julia Takuno Hespanhol, do Bayer-Santos Lab, e Letícia Veloso Franco, do Laboratório de Biogênese Mitocondrial, comentam sobre suas pesquisas e principais descobertas.
Os pesquisadores do Departamento de Microbiologia foram entrevistados por terem recebido prêmios no 2º Workshop de Biologia Molecular Microbiana, organizado pelo programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Unicamp.
Araújo, orientado pela professora Cristiane Guzzo, recebeu o prêmio de melhor poster pelo seu trabalho de doutorado, no qual determinou por criomicroscopia eletrônica a estrutura da secretina PilQ, um canal de membrana essencial para motilidade da bactéria Xanthomonas citri, causadora do cancro cítrico. A entrevista completa pode ser conferida neste endereço.
Já Hespanhol, orientanda da jovem pesquisadora Ethel Bayer, recebeu o prêmio de melhor apresentação oral pelo seu trabalho de mestrado, em que buscou caracterizar toxinas secretadas pelo sistema de secreção tipo VI da bactéria Salmonella bongori, que nunca haviam sido estudadas. As toxinas são capazes de eliminar bactérias competidoras no intestino, abrindo caminho para a contaminação de células do intestino do hospedeiro. Sua entrevista pode ser conferida neste link. O ICB-USP elaborou uma matéria sobre o estudo publicado recentemente, confira aqui.
Franco também recebeu o prêmio de melhor apresentação oral, por seu trabalho realizado no Laboratório de Biogênese Mitocondrial, coordenado pelo professor Mario Henrique Barros. O estudo envolveu a biogênese mitocondrial na levedura Saccharomyces cerevisiae, com ênfase na montagem das enzimas que produzem a maior parte do ATP humano. Para acessar a entrevista, acesse este endereço.
Além dos alunos do ICB, outros alunos de universidades estaduais paulistas receberam o prêmio e deram entrevistas. Bianca Batista, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, e Enzo Sichi de Mello, da Universidade Estadual de Campinas, receberam o prêmio de melhor poster, enquanto Thiago Rodrigo dos Santos, do Instituto de Química da USP, recebeu o prêmio de melhor apresentação oral.
Por Felipe Parlato | ICB-USP