Aluna de Iniciação Científica é premiada com bolsa de estudos do Wellcome Sanger Institute

Bolsista FAPESP, Jacqueline Boccacino desenvolve pesquisa de Iniciação Científica no Laboratório de Neurobiologia e Células Tronco do ICB.


07/05/2021

A aluna de graduação do curso de Ciências Moleculares, Jacqueline Marcia Boccacino, que desenvolve projeto de Iniciação Científica no Laboratório de Neurobiologia e Células Tronco do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), sob a orientação da professora Marilene Hohmuth Lopes, venceu o concurso “The Sanger Prize Competition 2021”. O resultado foi anunciado na última quinta-feira, 6 de maio.

 

Concedido pelo Wellcome Sanger Institute, instituição referência em pesquisa genômica, o prêmio consiste em uma bolsa de estudos para um estágio científico durante três meses no Instituto, sediado na Inglaterra. Todas as despesas relativas à viagem, habitação e pesquisa serão cobertos pela bolsa. A viagem ainda não está marcada devido à pandemia, mas será realizada assim que as condições sanitárias permitirem.

 

Jacqueline começou a sua Iniciação Científica no início do ano passado e estuda o papel da proteína prion celular nas células tronco do glioblastoma, um tipo agressivo de tumor cerebral. Já existem evidências de que essa proteína pode estar envolvida na manutenção dessas células tronco tumorais, o que tem sido confirmado pelos resultados da pesquisa. Até então, a aluna tem focado em trabalhos de bioinformática, analisando dados de sequenciamento de RNA.

 

Depois de passar por duas etapas ao longo do concurso, que incluíram o envio de currículo, cartas de interesse e recomendação e a elaboração de uma proposta de pesquisa, Jacqueline estava à espera do resultado desde março. “Foram dois meses de bastante expectativa. Fiquei muito feliz por ter ganhado o prêmio e estou muito empolgada para conhecer o Instituto”, afirma.

 

Por João Gabriel Telles
ICB-USP