Entre em Contato
A unidade EMBRAPII CEINFAR-USP celebra três anos de inovação em fármacos e medicamentos

Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo do professor Lucio Freitas Junior, que trata sobre a unidade EMBRAPII CEINFAR-USP, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por ele, devido à sua qualidade informativa:


O Centro de Inovação em Fármacos da Universidade de São Paulo (CEINFAR-USP) comemora, neste mês de maio, três anos de atividades dedicadas à transformação da pesquisa e inovação no campo biomédico e farmacêutico. Desde o seu credenciamento como Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), o CEINFAR tem sido um marco para a integração entre universidade, indústria e sociedade.

 

O CEINFAR-USP congrega pesquisadores de suas unidades formadoras, a Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. A Unidade, uma das nove já estabelecidas na USP, tem como proposta colocar à disposição da indústria as competências de seus pesquisadores e a estrutura de seus laboratórios para a realização de projetos de inovação em descoberta e desenvolvimento de fármacos e medicamentos.

 

Um dos destaques de atuação do CEINFAR é o projeto de descoberta de novos antimicrobianos, desenvolvido em parceria com a Eurofarma Laboratórios e a startup Phytobios, do Grupo Centroflora, e coordenado pelo Prof. Lucio Freitas Junior, do Departamento de Microbiologia do ICB-USP. Essa parceria celebra uma colaboração de muitos anos entre o Instituto e a Eurofarma, que se iniciou com a participação da empresa no programa Parceiros do ICB. Neste projeto pioneiro, a Eurofarma financiou a reforma do laboratório “Plataforma de Triagem Fenotípica”, uma das bases de inovação do CEINFAR.

 

Agora o CEINFAR busca ampliar sua área de atuação, trazendo novos projetos que poderão contribuir substancialmente para o desenvolvimento de novas soluções para o tratamento de importante demandas de saúde pública. Uma das estratégias de atuação é a integração do CEINFAR com outras iniciativas da USP como, por exemplo, o recém implantado curso de Mestrado Profissional, nas áreas de Inovação em Métodos de Diagnóstico e Desenvolvimento de Novos Fármacos e Medicamentos, oferecido conjuntamente pelo ICB e pela FCF em parceria com as empresas Eurofarma e Dasa. A parceria entre o CEINFAR e o Mestrado Profissional estreita os laços entre empresas nacionais e pesquisadores da USP, além de aportar recursos financeiros que viabilizem projetos de pesquisa e inovação na busca de novos fármacos.

 

Como parte da celebração de seus três anos de atividades, o CEINFAR participará da “SciBiz Conference 2025”, que ocorrerá na USP de 16 a 18 de junho de 2025.

 

Para saber mais sobre o CEINFAR, entre em contato com o prof. Lucio Freitas Junior (luciofreitas@usp.br)