Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo do doutorando Carlos Neandro Cordeiro Lima e da comissão do Curso de Férias de Imunologia, que trata sobre a realização do evento no final deste mês, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por eles, devido à sua qualidade informativa:
O evento pode ser considerado uma porta de entrada para novos alunos e um guia para os que gostam da área, mas não sabem em qual direção seguir
O Curso de Férias de Imunologia, idealizado pelo Programa de Pós-graduação em Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), começa nesta segunda-feira (27) e se estende ao longo de duas semanas entre palestras e estágios práticos.
Esta edição, que é a 12ª, teve 241 inscrições, tendo alcançado todas as regiões do Brasil e até um outro país da América Latina.
“O curso é uma porta de entrada para todos aqueles alunos de graduação e também para os de pós conhecerem a área, os professores, e verem as possibilidades de caminhos por onde podem começar a trilhar a carreira”, diz Jonathan Zanatta, membro da Comissão Organizadora e palestrante em um dos dias do curso.
O evento mostra aos alunos mais sobre a área e as subáreas da Imunologia, permitindo que entrem em contato com os especialistas e seus trabalhos. As palestras, que acontecem na primeira semana, têm os mais variados temas: desde a História da Imunologia, passando por Inflamações, até micro-RNA.
As aulas são ministradas por professores do próprio Departamento de Imunologia do ICB, por alguns de seus pós-graduandos e pelos patrocinadores do curso.
Já na segunda semana, alguns dos laboratórios do Departamento são abertos para receberem os inscritos que demonstraram interesse em ter um gostinho de como é a vida na bancada. Os alunos têm a oportunidade de acompanharem a rotina de pesquisa e vivência desses lugares por cinco dias.
“A gente encontra vários alunos que já participaram do curso em simpósios, congressos, é gratificante ver aonde chegaram. Muitos também retornam para a USP para continuar a carreira acadêmica no Departamento de Imunologia, isso quebra o estigma de que a USP é algo inalcançável. Temos alunos de pós-graduação de vários estados que participaram do curso e por isso voltaram para nós”, conta Sandra Marcia Muxel, pesquisadora sobretudo na área de Biologia Molecular e Imunologia, orientadora do Laboratório de Imunologia Molecular e Regulação do ICB e que também irá palestrar no evento.
Todos os anos o curso é organizado por discentes da área de Imunologia do ICB – sobretudo mestrandos e doutorandos – e está aberto para todos os graduandos e pós-graduandos com dúvidas na área ou interessados em ir mais a fundo no mundo da Imunologia, mas não sabem por onde começar.
Para saber da próxima edição do Curso de Férias em Imunologia e mais informações, acompanhe o site cursoimunousp.wixsite.com/xiicursodeferias e o Instagram @cursoimunousp.