Centro Avançado de Ensino, Pesquisa e Extensão

1 – ICB V: subunidade do ICB em Monte Negro, Rondônia

Atividades atuais do ICB V:

a) Pesquisa na área de doenças negligenciadas: malária, leishmaniose, filarioses, toxoplasmose, micoses profundas e doença de Chagas.

b) Ambulatório Médico Especializado da USP – atendimento médico de doenças tropicais com acadêmicos de medicina, enfermagem, biomedicina, odontologia e fonoaudiologia de Rondônia e outros estados. Além das atividades mensais, há dois grandes eventos anuais, em janeiro e julho, que reúnem cerca de 80 acadêmicos cada um.

c) Atividades de pesquisa e assistência nos estados de Acre (Assis Brasil) e Lábrea (Amazonas)
Capacitação de Agentes de Saúde do PSF a assessoria ao Município de Monte Negro na área de medicina da família e comunidade e prevenção de doenças.

d) Laboratório clínico e de pesquisa, consultórios médicos, internet wireless e centro de computação, videoconferência, insetário, alojamento para 60 alunos e auditório.

Localização: Biomédicas V – Rua Francisco Prestes, 2728 – Bairro Setor 2 – Monte Negro/Rondônia –  CEP 76888-000

Site: ICB V – Centro Avançado de Pesquisa

 


 

2 – Laboratório Avançado em Cruzeiro do Sul, Acre

Em convênio com a Universidade Federal do Acre (UFAC), pesquisadores e alunos do ICB-USP mantém um laboratório que estuda a epidemiologia e o controle da malária em comunidades urbanas e rurais, além de possuir uma ampla linha de pesquisa em malária gestacional.

Além disso, o laboratório lidera a participação brasileira no Amazonian International Center of Excellence in Malaria Research, um consórcio entre pesquisadores norte-americanos, brasileiros e peruanos que recebe aporte financeiro do National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID), National Institutes of Health, Estados Unidos.